Primeiro título mundial do Brasil no basquete

Seleção Brasileira foi campeã em 1959, na terceira edição do torneio organizado pela Federação Mundial de Basquetebol

29/12/2012
11733 Acessos
Imprimir
Primeiro título mundial do Brasil no basquete
Equipe do Brasil venceu o jogo final por 73 a 49, chegando ao topo do esporte - Imagem: divulgação
O Brasil conquistou o primeiro título mundial no basquete em 1959, na terceira edição do torneio organizado pela Federação Mundial de Basquetebol (FIBA).

A competição, que entra para o RankBrasil, foi sediada no Chile, entre 16 e 31 de janeiro. A final aconteceu no dia 31, no Estádio Nacional de Santiago, contra os donos da casa. A equipe verde e amarela venceu por 73 a 49, chegando ao topo do esporte.

Liderados pelo técnico Togo Renan Soares, o Kanela, o time vencedor foi composto pelos jogadores titulares Algodão, Waldemar, Wlamir, Edson Bispo e Amaury, além dos reservas ecente, Jathyr, Otto, Fernando, Zezinho e Rosa Branca.

O Campeonato Mundial de Basquete é realizado a cada quatro anos e além do primeiro lugar em 1959, a Seleção Brasileira foi campeã em 1963, vice-campeã em 1954 e 1970, e obteve a terceira colocação nos anos de 1967 e 1978. O Brasil foi sede em duas edições, em 1954 e 1963.



Seleção Brasileira
A equipe brasileira de basquetebol masculino foi convocada pela primeira vez no ano de 1922, devido às comemorações do Centenário da Independência do Brasil, quando foram realizados jogos Latino-Americanos.

Entre os títulos já conquistados, além dos ouros no mundial, estão o bronze em três edições dos Jogos Olímpicos; cinco ouros, duas pratas e seis bronzes em Jogos Pan-Americanos; além de 18 ouros, 12 pratas e oito bronzes em Campeonatos Sul-Americanos.

Maior pontuador
O jogador Oscar Schmidt é o maior pontuador da história do basquete brasileiro. Ele deixou a seleção após 326 jogos, com 7.693 pontos, mas em toda sua carreira, marcou um total de 49.703 pontos.

Maiores vencedores do mundial
A Iugoslávia é o país que mais venceu o Campeonato Mundial de Basquete, sendo cinco vezes campeão. Em segundo lugar aparece os Estados Unidos, com quatro primeiros lugares, seguido da União Soviética, que foi campeã em três edições.

Primeiro campeão mundial
A primeira edição do torneio organizado pela FIBA aconteceu em Buenos Aires, na Argentina, em 1950. A dona da casa conquistou o ouro ao derrotar os Estados Unidos por 64 a 50.


Fontes: Globo Esporte e Wikipédia
Redação: Fátima Pires