Maior medalhista do Brasil na história das Olimpíadas

Velejador já participou de cinco Jogos Olímpicos, conquistando duas medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze. Em Londres, ele subiu ao pódio juntamente com o parceiro Bruno Prada

06/08/2012
12458 Acessos
Imprimir
Maior medalhista do Brasil na história das Olimpíadas
Robert Scheidt é o maior medalhista do país na história das Olimpíadas, que agora está no RankBrasil. Com o bronze, que ele conquistou nos Jogos de Londres, em 2012, ao lado do parceiro Bruno Prada, o atleta bateu o recorde de todos os tempos, através da vela.

Já são cinco participações olímpicas e 100% de aproveitamento. Na classe laser (individual), foi ouro em Atlanta, em 1996, e em Sydney, no ano de 2000, e também ganhou uma prata em Atenas, em 2004. Na star (em dupla), além da medalha em solo inglês, obteve prata em Pequim, em 2008.

Maiores medalhistas brasileiros em Olimpíadas
(considerando a importância das medalhas)
lugar atleta esporte total ouro prata bronze
1°. Robert Scheid vela 5 2 2 1
2°. Torben Grael vela 5 2 1 2
3°. Marcelo Ferreira vela 3 2 - 1
4°. Adhemar Ferreira
da Silva
salto triplo 2 2 - -
4°. Giovanie Gávio vôlei 2 2 - -
4°. Maurício Lima vôlei 2 2 - -
Subindo ao pódio olímpico pela quinta vez consecutivamente, Scheidt se iguala em número de medalhas ao também velejador brasileiro Torben Grael, mas recebe o título de maior vencedor por possuir uma prata a mais. Grael tem dois ouros, uma prata e dois bronzes.

No total, Scheidt já possui 162 títulos em diferentes categorias da vela, entre campeonatos nacionais e internacionais. Com 39 anos, ele ainda não pensa em parar de competir e quer tentar mais uma medalha olímpica nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016.



Recordistas do Brasil em número de medalhas
lugar atleta esporte total ouro prata bronze
1°. Robert Scheid vela 5 2 2 1
1°. Torben Grael vela 5 2 1 2
2°. Gustavo Borges natação 4 - 2 2
3°. Marcelo Ferreira vela 3 2 - 1
4°. Ricardo vôlei
de praia
3 1 1 1
5°. Hélio Souza
(Fofão)
vôlei 3 1 - 2
5°. Rodrigo Pessoa hipismo 3 1 - 2

Carreira
O atleta nasceu em 15 de abril de 1973, na cidade de São Paulo. Ele começou a velejar aos nove anos de idade, quando despertou sua paixão pelo esporte. Com apenas 11 anos, conquistou o primeiro título importante: o Campeonato Sul-Americano da classe Optimist (pequeno barco recomendado para crianças).

A primeira grande conquista como profissional foi o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, em 1995. Ao partir para a categoria laser, Scheidt começou a fazer história, conquistando três medalhas olímpicas, dez títulos mundiais, três pan-americanos e mais de 140 títulos.

Na classe star, ao lado de Bruno Prada, foi tricampeão mundial e conquistou outras duas medalhas em Olimpíadas. A dupla, formada em 2001, lidera o ranking brasileiro e estão em quinto lugar mundial pela Federação Internacional de Vela (ISAF).

Medalhas olímpicas de Robert Scheid
ano cidade país medalha categoria
1996 Atlanta EUA ouro laser
2000 Sydney Austrália prata laser
2004 Atenas Grécia ouro laser
2008 Pequim China prata star
2012 Londres Inglaterra bronze star
Vela
A vela é o esporte olímpico que envolve barcos movidos exclusivamente por propulsão à vela, empregando somente a força do vento como meio de deslocamento.

Maior medalhista olímpico do mundo
O maior medalhista mundial da história das Olimpíadas é o norte-americano Michael Phelps. O nadador conquistou 22 medalhas, sendo 18 de ouro, duas de prata e duas de bronze. Aos 27 anos, após encerrar sua participação nos Jogos de Londres, o atleta anunciou sua aposentadoria.


Fontes: Portal Terra, O Globo, Wikipédia, site oficial de Robert Scheid
Redação: Fátima Pires