Melhor marca no lançamento do disco no paradesporto

Paratleta obteve o recorde brasileiro com 44 metros e 77 centímetros

18/09/2008
4829 Acessos
Imprimir
Melhor marca no lançamento do disco no paradesporto
O carioca de Barra Mansa, Vanderson Alves da Silva, possui a Melhor marca no lançamento do disco no paradesporto, na classe F57 (amputação de perna).

Com 44 metros e 77 centímetros, ele bateu o recorde brasileiro durante a primeira Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa Brasil de Atletismo e Natação.

A competição aconteceu entre os dias 16 e 17 de junho de 2012, em São Paulo, reunindo mais de 900 participantes do Brasil e outros países, entre eles, Argentina, México, Peru, Equador e Venezuela.

Ultrapassando barreiras
O paratleta Vanderson Silva nasceu em 01 de dezembro de 1982. Ele é amputado da perna esquerda devido a um atropelamento por trem, que aconteceu em 1998, em Barra Mansa – RJ. Como forma de reabilitação começou a praticar Natação.

Em 2003, o recordista conheceu a Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef), resolveu fazer um teste com o Atletismo e conseguiu se adaptar bem.

Sua primeira marca no lançamento do disco foi de 18 metros. Com dedicação aos treinamentos e persistência, Vanderson mostrou que não tem limites e agora pode se orgulhar de ser um recordista brasileiro.

Paradesporto
Paradesporto é o esporte para pessoas com deficiência, que nasceu no Brasil em 1958, quando o paraplégico Robson de Almeida Sampaio fundou o Clube do Otimismo, na cidade do Rio de Janeiro.

No ano de 1975 foi fundada a Associação Nacional de Desporto para Excepcional, que agregava todo tipo de deficiência. Em 1995, com a criação do Comitê Paraolímpico Brasileiro, os esportes adaptados do país ganharam repercussão internacional.


Fontes: Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos, InfoEsportes e Jornal O Dia
Redação: Fátima Pires