Primeira boneca fabricada com características da Síndrome de Down

Brinquedo foi inspirado na personagem interpretada pela atriz Joana Mocarzel, na novela ‘Páginas da Vida’, da Rede Globo

13/06/2012
11151 Acessos
Imprimir
Primeira boneca fabricada com características da Síndrome de Down
Imagem: divulgação RankBrasil
A Clarinha foi a primeira boneca do Brasil com características da Síndrome de Down, fabricada em escala industrial.

O brinquedo teve inspiração na personagem interpretada pela atriz Joana Mocarzel, na novela ‘Páginas da Vida’, da Rede Globo, exibida em 2006.

O lançamento de Clarinha aconteceu no país em 21 de março de 2007, exatamente na data em que é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down, escolhida por fazer alusão à trissomia do 21.

A boneca recordista foi idealizada pelas amigas Andréa Barbi e Audrey Bosio, mães de crianças portadoras da síndrome, com a intenção de promover a inclusão social.

Depois da tentativa com 25 fabricantes, elas fecharam parceria com a indústria de brinquedos Walbert. Clarinha também foi fabricada para proporcionar às crianças um contato com a diversidade humana, de maneira lúdica.

Assim como na novela, a boneca surgiu com cabelos compridos, na cor castanha, presos com longas fitas coloridas, e olhos também castanhos.



Turma da Clarinha
A recordista faz parte da Turma da Clarinha, que também possui outros bonecos com características da síndrome (olhos puxados), mas com individualidades: um casal de negros, um casal de loiros de olhos azuis e um casal de bonecos de cabelos e olhos castanhos.

Renda revertida
O dinheiro arrecadado com as vendas dos bonecos foi direcionado ao Grupo Síndrome de Down, da Associação das Voluntárias do Hospital Infantil Darcy Vargas, em São Paulo. A Rede Globo abriu mão de todos os direitos de royalties.

Empresa Walbert
A Walbert, produtora da Turma da Clarinha, é uma empresa especializada em fabricação de brinquedos, que tem sede em Boituva – SP.

Clarinha no museu
A boneca Clarinha faz parte de uma coleção do Museu Histórico Nacional, que conta a história do Brasil desde um brinquedo de corda que pertenceu ao príncipe D. Pedro, até soldadinhos de chumbo do século XIX.

Joana Mocarzel
Joana Santos Maia Vinagre Mocarzel nasceu em São Paulo, em 12 de julho de 1999. Na novela ‘Páginas da Vida’, sua personagem enfrentava o preconceito da avó, mas era protegida pelo avô e pelo fantasma da mãe.

A síndrome
A Síndrome de Down, também conhecida como trissomia 21, é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo.

Estas pessoas possuem 47 cromossomos em suas células, no lugar de 46, como a maior parte da população. Isto acarreta em diferentes características físicas, maior propensão ao desenvolvimento de algumas doenças e deficiência intelectual.


Fontes: G1, Folha UOL, Wikipédia, Movimento Down e Museu Histórico Nacional
Redação: Fátima Pires