Maior treinamento em ressuscitação cardiopulmonar
Mutirão reuniu 2.204 alunos de escolas públicas da cidade de São Paulo, que aprenderam a realizar a massagem cardíaca em bonecos feitos com material reciclado. Evento foi promovido pela SOCESP
Salvar vidas através da disseminação de informações sobre primeiros socorros e identificação de sintomas de um infarto. Com este objetivo principal, a SOCESP – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – conquistou o recorde junto ao RankBrasil de Maior treinamento em ressuscitação cardiopulmonar do país.O desafio aconteceu em 6 de junho de 2015, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP), paralelamente ao 36° Congresso da SOCESP. A atividade, que contou com o apoio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, da Pfizer e do Corpo de Bombeiros, reuniu 2.204 alunos de escolas públicas, a partir dos 11 anos de idade. O representante do RankBrasil, Luciano Cadari, acompanhou o evento e oficializou o título com a entrega do troféu.
De acordo com a SOCESP, a ideia é treinar o maior número de pessoas em reconhecer uma parada cardíaca, chamar ajuda e fazer as compressões torácicas (massagem cardíaca) até o socorro chegar. “Com um treinamento de apenas 30 minutos podemos aumentar em até quatro vezes as chances de sobrevida de uma vítima atendida por um leigo treinado”.As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes no Brasil: são cerca de 350 mil óbitos por infarto todos os anos, e metade das vítimas falece em até uma hora a partir da manifestação dos primeiros sinais. A mortalidade do infarto varia de 8 a 30%, conforme a assistência prestada.
A SOCESP acredita que é necessário começar os treinos cedo e o aprendizado com multiplicação do conhecimento em crianças a partir de 11 anos é eficaz. “Nosso objetivo é que este treinamento faça parte do currículo dos alunos no ensino médio”. Ainda para a Sociedade de Cardiologia, a conquista do recorde é uma forma de salvar mais vidas de forma direta e indireta.

Alunos de escolas públicas aprenderam a realizar a massagem cardíaca em bonecos feitos com material reciclado. Evento promovido pela SOCESP conquistou recorde brasileiro / Foto: RankBrasil
‘Boneco Guizinho’
O treinamento da massagem cardíaca foi realizado com o ‘boneco Guizinho’, nome dado em homenagem ao seu criador, o médico cardiologista e membro da SOCESP, Agnaldo Pispico. Os modelos usualmente empregados neste tipo de treinamento custam cerca de 50 dólares cada, podendo ser usados no máximo seis vezes.O ‘Guizinho’ é feito com uma garrafa pet tampada e cheia de ar, cuja pressão fica idêntica à do tórax humano. O boneco também é produzido a partir de outros materiais reciclados, como a camiseta velha que dá forma ao seu “corpo” e demais elementos utilizados para preenchê-la.
A comprovação da eficácia do modelo está em fase de publicação científica. Segundo a Sociedade de Cardiologia, alunos de uma escola no interior de São Paulo passaram por testes. Dois grupos foram submetidos a provas em um manequim de qualidade e o grupo treinado com o ‘Guizinho’ conseguiu resultado superior.“Queremos divulgar este projeto com o boneco de material reciclado a custo quase zero para todo o Brasil e países que não têm dinheiro para comprar manequins comerciais”. Pela simplicidade, o ‘Guizinho’ pode ser feito por qualquer pessoa e um vídeo disponibilizado pela SOCESP mostra o passo a passo da produção.
Ressuscitação cardiopulmonar
Os principais sintomas de uma pessoa que está sofrendo um infarto são dor no peito de forte intensidade que pode irradiar para o braço esquerdo ou direito, costas ou mandíbula, podendo vir acompanhado de tonturas, náuseas e suor frio.Conforme a SOCESP, ao se deparar com uma vítima desacordada, chame pelo nome e toque na altura dos ombros: se ela não responder e não apresentar reação, peça ajuda com desfibrilador para o SAMU (192) ou Bombeiros (193). Enquanto o socorro não chega é preciso iniciar as compressões torácicas, deprimindo o tórax em 5 cm com pelo menos 100 compressões por minuto, de forma rápida e forte, com os braços esticados. Importante destacar que a vítima inconsciente não deve ser transportada.
36° Congresso da SOCESP
Com o tema ‘Cardiologia Interdisciplinar – Integrando o Humano pelo Coração’, o evento aconteceu de 4 a 6 de junho, contando com a participação de especialistas brasileiros e de outros países como a Itália, Estados Unidos, África do Sul e Reino Unido.
SOCESP
A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo foi fundada no ano de 1976. Além de treinamentos em ressuscitação cardiopulmonar promove outros eventos com o objetivo primordial de salvar vidas. Entre as atividades realizadas estão campanhas de combate ao tabagismo, à hipertensão e ao colesterol, avaliação de risco cardiovascular e prevenção da diabetes.
Redação: Fátima Pires
Algumas citações na mídia:
Snif Doctor
Revista Hospitais Brasil
News Rondonia
R7