Maior número de surfistas na mesma pororoca

Recorde superado
Recorde foi registrado pelo RankBrasil em São Domingos do Capim (PA). Ao todo 19 pessoas ficaram em pé nas pranchas simultaneamente, estabelecendo a marca

22/03/2015
5941 Acessos
Imprimir
Maior número de surfistas na mesma pororoca
Luciano Cadari (à esquerda) entrega o troféu para o presidente da Abraspo, Noélio Sobrinho (ao centro) e o prefeito Alberto Yoiti Nakata (à direita) / Foto: RankBrasil
Recorde superado, confira aqui...
A cidade de São Domingos do Capim, no Pará, abriga um espetáculo da natureza que atrai e desafia turistas de todo o Brasil e até de outros países: a pororoca.

Neste cenário, 65 pessoas encararam o fenômeno e destas, 19 ficaram em pé nas pranchas simultaneamente e conquistaram o recorde de Maior número de surfistas na mesma pororoca, registrado em 2015 pelo RankBrasil.

A marca foi estabelecida em 22 de março, no rio Capim, durante a 17ª edição do Surfe na Pororoca. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Surf na Pororoca (Abraspo), em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), e Prefeitura Municipal.

O fiscal do RankBrasil, Luciano Cadari acompanhou o desafio e fez o registro oficial com a entrega do troféu de recordista brasileiro. Além de pessoas de diversas partes do país, entre o Pará, Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Espírito Santo, participaram surfistas do Peru, Suíça e França. Entre os presentes estava Ricardo Tatuí, que ganhou o primeiro campeonato de Surf na Pororoca, há 17 anos.

“Estabelecer esse recorde é um marco para o surf brasileiro, além de provar a força e organização do esporte no estado do Pará. Representa o reconhecimento de todo um trabalho que vem sendo desenvolvido nas pororocas brasileiras”, destaca o presidente da Abraspo, Noélio Sobrinho. De acordo com ele, o título consolida o município de São Domingos do Capim como a Capital do Surf na Pororoca.

A programação do evento também contou com congresso técnico, lançamento do livro ‘Auêra-Auara - A História do Surfe na Pororoca’, projeto da Abraspo, e o Desafio Surf Noturno. Paralelamente aconteceu o 15° Festival da Pororoca, com apresentações de bandas e músicas típicas. Milhares de pessoas participaram dos quatro dias de festa.

De 65 pessoas que encararam a pororoca, 19 ficaram em pé nas pranchas simultaneamente e conquistaram o recorde. Participaram surfistas de vários estados brasileiros e de outros países / Foto: RankBrasil

Pororoca
A pororoca, que significa ‘grande estrondo’ na língua indígena, é produzida pelo encontro das águas do rio com o mar. Trata-se de uma onda que ocorre em épocas de grandes marés oceânicas e avança rio adentro, com forte estrondo e de forma arrasadora.

Em São Domingos do Capim, a pororoca resulta da elevação súbita das águas junto à foz do rio Amazonas, provocada pelo encontro das marés ou de correntes contrárias. O espetáculo dura aproximadamente 40 minutos, e depois percorre 30 km por uma hora e meia. Na cidade, o fenômeno que antes era temido ganhou status de atração turística.


Redação: Fátima Pires

Confira a galeria de imagens

Algumas citações na mídia:

O Nortão
Terra
O Fluminense
O Xingu
Agência Pará
Diário Online
EBC Rádio
Só esporte
Portal Terra Santa
Revista Digital de Notícias