Maior número de registros fotográficos de kombis grafitadas por um único artista

Recorde pertence ao artista de Caieiras (SP), Donizete Souza Lima, mais conhecido como Bonga Mac

06/04/2023
3214 Acessos
Imprimir
Maior número de registros fotográficos de kombis grafitadas por um único artista
Ao todo são 85 fotografias de kombis grafitadas. As fotos mostram detalhes do projeto social ‘Kombozas’, que beneficia entidades carentes e famílias necessitadas / Foto: Arquivo recordista
Mac, entra novamente para o RankBrasil, desta vez pelo Maior número de registros fotográficos de kombis grafitadas por um único artista. O recorde foi oficializado em 2023 e ao todo ele possui 85 fotografias de kombis grafitadas através do projeto ‘Kombozas’.
De acordo com Bonga Mac, a ideia é elaborar um livro contando a história do projeto e uma impressão com todas as imagens das artes produzidas e também para demonstrar o processo. “Outro objetivo é criar produtos para viabilizar a continuidade do projeto”, diz.

O artista conta que a primeira Kombi que pintou dentro do projeto ‘Kombozas’ foi em 2021, na frente de sua casa. “Até o momento, a última foi grafitada durante o evento MotorHome Friends, que aconteceu em 17 de março deste ano, em Mogi das Cruzes (SP), onde fui convidado para pintar kombis”.
Bonga Mac diz estar muito feliz com o segundo recorde oficializado pelo RankBrasil. “É muito gratificante ter dois recordes brasileiros registrados. Isso coroa toda a proposta artística e social do projeto ‘Kombozas’, a nível nacional”, destaca.

Projeto ‘Kombozas’
O projeto teve início em 2021, em razão da pandemia da Covid-19 e pelo fato de Bonga Mac estar cuidando de seu pai (já falecido) que havia sofrido um AVC na época. “Grafitar kombis foi uma maneira de continuar a produzir meus trabalhos sem sair de casa”, comenta.

O artista demora cerca de quatro a seis horas de trabalho para a transformação de cada kombi, sendo ela com janelas ou furgão. Ele gosta, principalmente, de pintar animais selvagens como elefantes africanos, aranhas gigantes, águias, lobos e muitos outros.

Dentro do projeto, os motoristas de todo o estado de São Paulo e outras regiões levam as suas kombis até a casa do artista e ele as personaliza gratuitamente. Os donos dos veículos contribuem apenas com as tintas. Para realizar ações beneficentes, Bonga Mac também pede uma contribuição social, o que depende da disponibilidade de cada pessoa.
Conforme o artista, tudo é destinado para entidades carentes e famílias necessitadas do município de Caieiras e da capital paulista. Quem quiser participar do projeto basta entrar em contato pelo telefone (11) 96703- 8389. Em contrapartida, os interessados podem contribuir com o ‘Kombozas’ de várias maneiras. Uma delas é doando uma cesta básica.

Outro recorde
Bonga Mac também é recordista junto ao RankBrasil pelo Maior número de kombis grafitadas por um único artista. Com a personalização de 40 kombis utilizando a técnica do graffiti, o recorde foi registrado em 2022.
Tags: