Maior descida de rafting para pessoas com deficiência

Recorde pertence ao Camping Acessível, que reuniu 186 pessoas. Desafio aconteceu no rio Paranhana, na cidade de Três Coroas (RS)

19/03/2022
1227 Acessos
Imprimir
Maior descida de rafting para pessoas com deficiência
Maior descida de rafting para pessoas com deficiência do Brasil reuniu 186 pessoas / Foto: Arquivo Camping Acessível
O Camping Acessível entra para o RankBrasil pelo recorde de Maior descida de rafting para pessoas com deficiência do país. O desafio reuniu 186 participantes e aconteceu em 19 de março de 2022, no rio Paranhana, na cidade de Três Coroas (RS).

De acordo com o responsável pelo evento, Gabriel Feiten, ao todo 30 botes foram utilizados para a descida, que demorou aproximadamente 45 minutos. Participaram pessoas de 12 a 64 anos, de diferentes municípios do Rio Grande do Sul.
O evento reuniu participantes com deficiências físicas, intelectuais e visuais. Gabriel destaca que a ideia foi proporcionar às pessoas com deficiência, que nunca tiveram uma experiência com o esporte de aventura, uma oportunidade de se aventurar em um universo novo.

Segundo ele, para garantir a segurança do grupo, as pessoas utilizaram coletes, capacetes e os equipamentos básicos para a pratica de rafting. “A maior dificuldade foi na logística e organização dos participantes nos botes, uma vez que o desafio reuniu mais pessoas interessadas do que as vagas abertas”, conta.

Gabriel afirma que o recorde junto ao RankBrasil significa um grande passo para o Camping Acessível, demonstrando que cada vez mais existe o interesse de pessoas com deficiência em participar de atividades junto à natureza. “Também é um marco para a cidade de Três Coroas, tornando-se uma expoente no esporte e turismo acessível”.

Camping Acessível
O Camping Acessível é uma realização da Associação da Pessoa com Deficiência Amigos e Familiares (Apdaf) e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. O projeto foi criado em 2019 e tem por objetivo proporcionar um dia de esporte de aventura para pessoas com deficiência, demonstrando que é possível utilizar todos os espaços quando existe acessibilidade.

Em sua terceira edição, que aconteceu em 19 de março, o Camping Acessível reuniu mais de mil pessoas. Além da descida de rafting, o evento promoveu atividades como arco e flecha, banho de rio assistido em cadeiras anfíbias e trilhas. Ainda contou com oficinas de esportes paralímpicos como bocha, vôlei sentado e badminton.