Mais rápido a trancrever a Bíblia

Recorde pertence ao empresário de Atibaia (SP), Wandemberg Marques, que copiou o livro sagrado em três meses e 22 dias

07/09/2021
12790 Acessos
Imprimir
Mais rápido a trancrever  a Bíblia
Segundo o recordista, manuscrever a Biblia ressignificou a fé e o amor em Deus / Foto: RankBrasil

O empresário de Atibaia (SP), Wandemberg Marques quebra recorde junto ao RankBrasil em 2021 de Mais rápido a manuscrever a Bíblia. Ele começou o desafio em 16 de maio de 2021 e terminou em 7 de setembro, num total de três meses e 22 dias.

Para comemorar o final do desafio, um evento foi realizado em Lindóia (SP). A representante do RankBrasil, Elisangela Arruda esteve presente. Ela conferiu a documentação apresentada para comprovação e registrou a nova marca brasileira com entrega de troféu.

Uma das provas apresentadas foi a auditoria do cartório da cidade, Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelião de Notas de Lindóia. O cartório foi contratado para vistar as páginas em branco. Em 7 de setembro, o representante do cartório verificou as páginas escritas analisando os vistos e garantindo que nenhuma página extra foi encartada.

O manuscrito resultou em 1.288 páginas, com as medidas de 46,5 cm x 40 cm. Para a realização da cópia, Wandemberg utilizou 52 canetas. Com o objetivo de quebrar o recorde, o empresário realizou uma produção diária de aproximadamente 15 horas.

Como Wandemberg não podia ter descanso, aprendeu a conviver com as dores, inchaço, além de perder movimentos e a sensibilidade de parte dos dedos. “Não foi nada fácil, mas ninguém disse que seria. Continuarei com a fisioterapia para melhorar as minhas condições físicas e musculares”.

Membro da igreja Batista da Lagoinha em Atibaia, o recordista pensou em desistir em diversos momentos, até que ponderou: “Minhas dores são pequenas perto do que Jesus passou por nós e este foi o antídoto para continuar o desafio e levantar a cada manhã”.

O empresário destaca que o propósito de se tornar o Mais rápido a manuscrever a Bíblia envolveu artistas, amigos, mídia, parentes, políticos e, principalmente, a sociedade que abraçou a causa. “Um feito que ressignificou a fé e o amor em Deus”, afirma.

Conforme Wandemberg, o recorde junto ao RankBrasil é a resposta para a revelação que Deus lhe mostrou em um sonho. “Este reconhecimento é um marco na minha vida e acredito que na vida de tantas pessoas que conheceram a minha história e ainda vão conhecer”.

O empresário diz ainda que a ideia principal é propagar a palavra de Deus e despertar nas pessoas interesse e curiosidade por este livro que é sagrado: “Eu o considero um manual de sobrevivência”, ressalta. Quem quiser saber mais sobre o desafio basta entrar no Instagram @wandemberg.oescriba.

O propósito
Wandemberg é natural de Londrina (PR) e tem atualmente 53 anos de idade. A ideia de manuscrever a Biblia surgiu em 1° de janeiro de 2020, devido a um problema que abalou sua família em 2019. Passado o infortúnio, o recordista diz que repensou o sentido da vida e a importância da fé.

No mesmo dia, ele fez um pacto com Deus, de transcrever a Bíblia todos os dias, sem uma meta diária. “O importante era copiar pelo menos um versículo por dia”, lembra. Assim, todos os dias, sem falha e sem desculpa, escrevia pelo menos um ou dois versículos.

Passado um ano, no dia 1º de janeiro de 2021, Wandemberg sonhou que seria conhecido por ser o mais rápido a transcrever a Bíblia. “Dessa forma, eu me organizei para poder me dedicar exclusivamente a esta jornada, concluindo minha meta em menos de quatro meses”, finaliza.

Maior número de canetas usadas em um desafio
Wandemberg Marques também bateu o recorde junto ao RankBrasil de Maior número de canetas usadas em um desafio. Para manuscrever a Bíblia ele


Recorde Superado


Nome Cidade TempoAno
Wandemberg Marques Atibaia (SP) 3 meses e 22 dias2021
Lauane Destro Viana TSanto André (SP)8 meses2015
Sidney Mendonça Timóteo - MG 9 meses2013