O RankBrasil registrou o recorde de Odair Gomes como o Esportista idoso com maior número de intervenções cirúrgicas, já tendo participado de mais de 30 corridas. Recentemente participou de uma corrida pedestre contra o sedentarismo, que aconteceu em Bauru-SP, com o percurso de 10 km.O esportista passou por sérios problemas físicos, entre uma cirurgia com implantação de seis pontes de safena, uma angioplastia e cinco cirurgias na perna direita com o ligamento cruzado do joelho direito rompido.
Iniciou 2003 com um propósito de recuperação física e qualidade de vida, com prática regular de atividade esportiva, já com 57 anos e com uma evolução física muito boa.Em 2004, estava tão entusiasmado com os resultados da atividade física, que sentiu a necessidade de deixar registrada a experiência e foi escrevendo, durante o ano, fatos da vida dele e de muitas outras pessoas que superaram diversas dificuldades.
No final de 2004, aos 58 anos, participou da 80ª Corrida Internacional de São Silvestre, a primeira prova e escreveu o último capítulo do seu livro relatando o feito.No ano de 2005 publicou o livro ´A Grande Corrida – Barreiras e Limites´ e começou a participar de outras corridas de rua. "Comecei a participar de outras corridas de rua o que continuo a fazer, com grande satisfação, mesmo chegando em último lugar na maioria dessas provas”, destaca.
"Quero mostrar a imensa dignidade e valor de cada ser humano, citando um verso do ´Desiderata´: você é o filho do universo, irmão das estrelas e árvores. Você merece estar aqui", completa.Em 2006, o recordista competiu pela ´Family Fest´ (Festa da Família) em Atlanta, Estados Unidos, tornando um grande exemplo para muitos.
Redação RankBrasil