Maior tempo realizando exposições fotográficas

Com a marca de 50 anos, empresa Foto Real Ltda quebra o próprio recorde junto ao RankBrasil

13/08/2021
8758 Acessos
Imprimir
Maior tempo realizando exposições fotográficas
Evento de 2021 traz aproximadamente 60 fotografias com mais de um metro, com a participação de cerca de 80 famílias de Bom Jesus do Itabapoana (RJ) / Foto: Arquivo Foto Real Ltda
O Foto Real Ltda, que tem sede em Bom Jesus do Itabapoana (RJ), quebra o próprio recorde junto ao RankBrasil pelo Maior tempo realizando exposições fotográficas. Em 2021 a empresa atinge a marca de 50 anos expondo fotos dos moradores da cidade.

Este ano a exposição acontece de 13 a 15 de agosto, no centro do município, em um espaço ao lado da igreja matriz. O evento traz aproximadamente 60 fotografias com mais de um metro, com a participação de cerca de 80 famílias, entre casais, crianças, adolescentes, além de cerimônias de casamentos.

De acordo com Ana Cristina Boniolo de Oliveira, que é a atual proprietária juntamente com seu esposo Francisco, a exposição virou uma tradição no calendário da festa da cidade e na cultura de Bom Jesus do Itabapoana. “Através de imagens, o evento conta a história das famílias bonjesuenses”, destaca.

A primeira exposição aconteceu em 1971, por ocasião das comemorações de aniversário da cidade, realizado em agosto. Todos os anos, a partir de maio, a população do município se prepara para posar para as fotos que serão expostas. Pais, que participaram quando crianças, hoje levam seus filhos e netos para tirarem fotografias.

Ana Cristina explica que a exposição traz, por exemplo, o álbum de um casal feito por seu pai Humberto Boniolo há 50 anos, as fotos dos casamentos dos filhos deste casal e agora foto dos netos trigêmeos fazendo 15 anos. “É a história contada com emoção”.

Conforme a empresária, a superação do próprio recorde é uma honra muito grande. “Dá um arrepio que a gente nem consegue mensurar. Para meu pai, que é um dos fundadores do Foto Real, é a maior realização da vida dele. Eu chorei quando abri a caixa com o troféu. Meu pai só vai ver na hora que receber das mãos do prefeito. Vai ser emocionante demais pra ele”, revela.

Ana Cristina comenta que a exposição fotográfica de 2021 vai acontecer de forma muito cuidadosa devido à pandemia do Covid-19. Cerca de três mil pessoas da cidade e região são esperadas para prestigiar o evento.

Foto Real
O Foto Real Ltda teve início em 2 de janeiro de 1966, com os irmãos Humberto e Darcy Boniolo, fotografando os eventos do município. Tempos depois a sociedade foi desfeita, ficando a empresa somente com Humberto e sua esposa Jeaneth, pais de Ana Cristina.

A família trabalha unida, passando o ofício de geração a geração. O filho da empresária, Hugo Boniolo também ingressou no ramo, com curso de graduação em fotografia. Além da sede em Bom Jesus do Itabapoana, a empresa tem uma filial em Campos dos Goytacazes (RJ), que recebeu o nome de Real Color.

Segundo Ana Cristina, é um orgulho muito grande como filha, dar continuidade por tantos anos ao trabalho que seu pai começou. “A cidade toda se orgulha do nosso trabalho. Meu pai está numa alegria que não se cabe”, afirma.

A empresária comenta ainda que lançou um desafio nas redes sociais, para as pessoas postarem fotos antigas, tiradas no Foto Real. “O resultado foi lindo, muitas postagens, de muitas histórias de famílias da nossa terra”, diz. Quem quiser conferir, as fotografias estão no instagram @cristinafotoreal.