Primeiro brasileiro a jogar na Liga Profissional do Beisebol Americano

Partida que entrou para a história aconteceu em 17 de maio de 2012. Com o recorde, paulistano colocou o Brasil no beisebol internacional

23/10/2012
5171 Acessos
Imprimir
Primeiro brasileiro a jogar na Liga Profissional do Beisebol Americano
Yan Gomes entra para o RankBrasil como o primeiro brasileiro a jogar na Liga Profissional do Beisebol (Major League Baseball – MLB), considerada a principal do mundo.

Integrante do Toronto Blue Jays, o jogador fez sua estreia no dia 17 de maio de 2012, com vitória de 4 a 1 contra o time do New York Yankees, no Canadá.

Mostrando preparação para o grande desafio, ele usou a camisa 68 e ajudou o Blue Jays a ganhar o jogo conseguindo duas rebatidas, entre três idas ao bastão (para rebater a bola). Yan fechou a partida histórica com 66% de aproveitamento, o maior percentual de sua equipe.

O atleta brasileiro nasceu em São Paulo, em 19 de julho de 1987 e está nos Estados Unidos desde o colegial. Depois de estudar em Miami, ele foi para a Universidade Tennessee e para a Universidade Barry. Em 2009, foi selecionado pelo Blue Jays, jogando a princípio nas ligas menores.

Com o recorde, Yan colocou o Brasil no beisebol internacional. Ele joga especialmente na posição de catcher, que recebe a bola do arremessador. Outros jogadores brasileiros já participaram dos times de base da MLB, mas nunca foram promovidos.

Outra marca inédita
Em sua segunda partida pela Liga, realizada em 18 de maio, o brasileiro conquistou outra marca, fazendo seu primeiro Home Run – rebatida na qual o rebatedor é capaz de circular todas as bases, terminando na casa base e anotando uma corrida.

Maior acordo no beisebol americano
No ano de 2012 aconteceu outro recorde do Brasil relacionado com o esporte: o maior acordo de brasileiros no beisebol americano. O atleta Luiz Henrique Pego Gohara, de apenas 16 anos, assinou contrato com o clube Seattle Mariners, na divisão de base, por quase R$ 1,8 milhão.

Beisebol
O beisebol é um esporte bastante popular na América do Norte e nos Estados Unidos é o que mais atrai espectadores aos estádios. É praticado por duas equipes de nove jogadores, que alternadamente ocupam posições de ataque e defesa. O objetivo do jogo é pontuar batendo com um bastão na bola lançada e depois correr pelas quatro bases do campo.


Fontes: Globo Esporte, Wikipédia e Portal Terra
Redação: Fátima Pires