Brasil está entre os países com maior potencial em energia eólica

Ao todo, o parque brasileiro conta com 2,5 mil MW em projetos e em 2012 teve o oitavo maior crescimento, com aumento de 1GW

15/02/2013
6216 Acessos
Imprimir
Brasil está entre os países com maior potencial em energia eólica
Brasil é o maior país da América Latina em potencial eólico - Imagem: divulgação
O Brasil é o 15° maior país do mundo em potencial eólico instalado e o maior da América Latina. Ao todo, o parque brasileiro conta com 2,5 mil megawatts (MW) em projetos, e em 2012 teve o oitavo maior crescimento, com aumento de 1 gigawatt (GW).

Os dados são do relatório do Conselho Global de Energia Eólica (GWEC, na sigla em inglês), que foi divulgado na segunda-feira (11). De acordo com o estudo, nos últimos 16 anos, a capacidade instalada de geração de energia eólica mundial passou de 6,1 GW para 282,4 GW.

Este potencial significa que, na prática, o mundo pode produzir o equivalente a 20 hidrelétricas de Itaipu em energia a partir do vento. Ainda conforme a pesquisa, somente no ano passado, a matriz eólica do planeta cresceu 19%.

As maiores potências do mundo
Em primeiro lugar no setor está a China, que é dona de 1/4 da capacidade eólica mundial, com 75,5 mil MW instalados até o final de 2012. Os Estados Unidos aparecem na segunda colocação, com 60 mil MW, o que corresponde a 21,2% do total no mundo.

Com capacidade eólica instalada de 31,3 mil MW, a terceira posição é da Alemanha. O quarto lugar é ocupado pela Espanha, com 22,7 mil MW, seguida pela Índia, com 18,4 mil MW. O relatório completo do GWEC, que está em inglês, pode ser acessado clicando aqui.

Maior complexo eólico do Brasil
O maior complexo eólico do país fica na Bahia, nos municípios de Caetité, Guanambi e Igaporã, contando com 14 parques e 184 aerogeradores. Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), somente no ano passado foram instalados no Brasil 38 novos parques, totalizando 108 empreendimentos.


Redação: Fátima Pires