Dilma é a 18ª pessoa mais poderosa do mundo, diz Forbes

Presidenta é a única brasileira que aparece no ranking da revista. O primeiro lugar é ocupado pelo presidente dos EUA, Barack Obama

07/12/2012
4833 Acessos
Imprimir
Dilma é a 18ª pessoa mais poderosa do mundo, diz Forbes
A presidenta do país, Dilma Rousseff, é a 18ª pessoa mais poderosa do mundo, de acordo com ranking da revista norte-americana Forbes, divulgado na quarta-feira (05).

Conforme a publicação, a única brasileira listada aparece por dirigir a sexta maior economia do mundo e colocar “ênfase no fomento do empreendedorismo que inspirou uma nova geração de empresário”. Em 2011, Dilma havia ficado no 22ª lugar.

Na primeira posição do ranking de 2012 está novamente o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. A chanceler da Alemanha, Angela Merkel ocupa a segunda colocação, sendo também a mulher mais poderosa do planeta. Em terceiro aparece o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Líderes mais poderosos do mundo
lugar nome cargo país
1°. Barack Obama presidente EUA
2°. Angela Merkel chanceler Alemanha
3°. Vladimir Putin presidente Rússia
4°. Bill Gates fundador
da Microsoft
EUA
5°. Bento 16 papa da
Igreja Católica
Vaticano
A Forbes justificou a liderança de Obama pelo fato de ele ser “o comandante-chefe do Exército mais poderoso do mundo e a cabeça da superpotência econômica e cultural”. A lista tem 71 líderes mundiais, em uma referência à população mundial, de aproximadamente 7,1 bilhões de pessoas.

Para o levantamento, a revista trabalha com quatro critérios: em quantas pessoas os líderes mandam, controle sobre dinheiro e outros recursos financeiros, poder em múltiplas esferas ou arenas, e uso ativo de poder. O ranking completo pode ser acessado clicando aqui.


Redação: Fátima Pires