Brasil é o terceiro maior país em número de empreendedores

De acordo com pesquisa, 27 milhões de brasileiros estão envolvidos em um negócio próprio ou na criação de um

14/11/2012
6106 Acessos
Imprimir
Brasil é o terceiro maior país em número de empreendedores
O Brasil é o terceiro maior país em número de empreendedores, com 27 milhões de pessoas envolvidas em um negócio próprio ou na criação de um. Fica atrás apenas da China, que tem quase 370 milhões de empreendedores, e dos Estados Unidos, com cerca de 40 milhões.

As informações foram divulgadas na terça-feira (13) e são de uma pesquisa realizada com 54 países, pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP).

De acordo com o estudo, dos 27 milhões de brasileiros empreendedores, 85% estão no mercado há mais de três meses. Desses, 12 milhões, ou seja, 45% já estão estabelecidos em seus segmentos de atuação, atuando há mais de 42 meses. Outros 11 milhões, que representam 40%, são classificados como novos empreendimentos, funcionando há mais de três meses e menos de 42 meses.

Entre os empreendedores iniciais no Brasil, a proporção de mulheres é maior que a média mundial. De cada 100 empreendedores iniciais, 49 têm o comando feminino. A média dos outros países pesquisados é de 37 empreendedoras para cada 100.

Em relação à faixa-etária, dos 27 milhões de empresários brasileiros, mais da metade têm entre 25 e 44 anos. Outros 3,4 milhões têm até 24 anos. Seis milhões estão na faixa de 45 a 54 anos, e 3,3 milhões têm mais de 55 anos de idade.

Preferência de negócio
Ainda conforme a pesquisa, as mulheres preferem negócios como estética e tratamento de beleza, comércio de vestuário, fornecimento de comida preparada e confecções. Já os homens gostam mais de atividades relacionadas à manutenção e reparação de veículos automotores, transporte de passageiros, lanchonetes e similares, e minimercados.

Redação: Fátima Pires