Dilma comemora parceria com EUA para avanços tecnológicos

Países acertam maior cooperação técnica aeronáutica. Durante a visita, Estados Unidos também reconhecem a cachaça como bebida tipicamente brasileira

10/04/2012
3250 Acessos
Imprimir
Dilma comemora parceria com EUA para avanços tecnológicos
Dilma Rousseff, que é a primeira mulher eleita presidente do Brasil, comemora os bons resultados obtidos em visita ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, realizada na segunda-feira (09).

Os países firmaram a maior cooperação técnica aeronáutica, através de um memorando de entendimento. O objetivo é atender as prioridades do setor aéreo, em relação à infraestrutura, transporte e tecnologia.

Além disso, a Embraer e a americana Boeing assinaram um acordo de cooperação para melhorar a eficiência operacional, segurança e produtividade das duas empresas. Essa parceria fornece oportunidade para reduzir os custos para os clientes e para melhorar a eficiência da frota.

Segurança alimentar
Brasil e EUA também firmaram acordos para garantir a segurança alimentar no Haiti e em Honduras, que estão entre os países mais pobres do continente.

Cachaça
Durante o encontro com o presidente Obama, os EUA reconheceram oficialmente a ‘cachaça’ como bebida tipicamente brasileira e o Brasil fez o mesmo com o ‘bourbon’ americano. (Veja recorde de maior coleção de cachaça).

Formação no exterior
Nesta terça-feira (10), Dilma visita a Universidade de Harvard e o Massachusetts Institute of Technology, para promover um programa que objetiva formar brasileiros no exterior. As duas instituições têm mulheres no comando.

Ciência sem Fronteiras
Na oportunidade das visitas, Dilma vai assinar acordos inseridos no Ciência sem Fronteiras. O programa pretende enviar 100 mil pesquisadores brasileiros para o exterior até 2014, a maioria para instituições dos EUA.

Redação: Fátima Pires