Maior concentração de público religioso em único dia

Sexta edição do evento reuniu 1,6 milhão de fiéis no aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza (CE)

10/12/2013
28898 Acessos
Imprimir
Maior concentração de público religioso em único dia
Foto: Mitra Arquidiocesana de Fortaleza
A Maior concentração de público em evento religioso num único dia, que entra para o RankBrasil em 2013 aconteceu durante o VI Evangelizar Dom Bosco, no aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza (CE). Cerca de 1,6 milhão de pessoas estiveram presentes.

Organizada anualmente pela Rádio Dom Bosco, emissora educativa mantida pela Fundação Educacional Salesiana Dom Bosco, a celebração que tem em vista também a promoção da cultura local e regional foi realizada no dia 26 de outubro.

De acordo com Thiago Cordeiro, coordenador geral do VI Evangelizar Dom Bosco, a comemoração de fé procura mobilizar os participantes para o encontro com Deus. “O objetivo do evento, assim como a rádio, é promover a educação e evangelização. Queremos fomentar uma cultura de paz e amor para as pessoas”.

O público expressivo já é característica da celebração desde o começo. Em sua primeira edição, no dia 30 de agosto de 2008, reuniu aproximadamente 300 mil pessoas. Dali pra frente o número de participantes cresceu rápido e no terceiro ano chegou a um milhão. Em 2012, 1,5 milhão estiveram no local.

Para a organização do Evangelizar Dom Bosco, o encontro conquistou grande importância religiosa, cultural e ainda movimentou o turismo na capital cearense. Isso fez com que ganhasse espaço no calendário de festas do Estado do Ceará por meio da Lei nº 14.657, de 14 de abril de 2010.


Foto: Fundação Educacional Salesiana Dom Bosco

A Prefeitura Municipal de Fortaleza (CE), o Governo do Estado do Ceará e demais Órgãos de segurança e infraestrutura colocaram à disposição dos participantes, 350 policiais militares, 50 policiais civis, corpo de bombeiros, guarda municipal, 57 ônibus extras, além dos 1.200 que já fazem parte da frota. Ainda 20 guarda-vidas, 76 agentes de limpeza e 25 profissionais coordenando o comércio, que contou com 125 barracas, 130 seguranças particulares, totalizando mais de mil pessoas para a proteção do evento.

Segundo Cordeiro, a região recebe turistas de várias cidades e também de fora do país. “Acolhemos pessoas de caravanas de todo o Brasil: Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe, entre outros. Este ano ainda teve excursão do Uruguai e do Paraguai”.

O encontro ofereceu uma programação gratuita e diversificada. Teve início oficialmente ao meio dia com orações conduzidas pelos padres Reginaldo Manzotti, João Carlos, Geílson e o Frei Jurandir. Além disso, várias atrações artísticas fizeram parte da festa como Elba Ramalho, Ítalo e Reno, Izaías Luciano, Naldo José, Misericórdia e Canção e Dunga.

Projeto de evangelização
O coordenador geral explica que o VI Evangelizar Dom Bosco é uma celebração que finaliza um trabalho feito durante o ano. “O Evangelizar é um projeto e a finalização dele é com o evento, mas durante todos os meses nós fazemos a missa para os ouvintes da rádio e trabalhamos a temática de acordo com o que será abordado no encontro”.

O tema deste ano, “Heróis da fé: promotores da vida e da cultura”, reflete a passagem bíblica “A fé sem obras é morta, (Tg 2,17)”. Segundo a organização do evento, a edição procurou despertar nos participantes e na sociedade, o compromisso com a defesa da vida e a preservação das manifestações culturais.


Foto: Fundação Educacional Salesiana Dom Bosco

Além das orações, o projeto possui atuação social através da campanha “Evangelizar é doar de Coração”. Com essa ação conseguiu reunir pelo menos 100 doadores de sangue e plaquetas para o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), com uma missa realizada no mês de outubro.

Também foram arrecadadas mais de cinco toneladas de alimentos, doadas para o Movimento Emaús Vila Velha, Centro Educacional Piamarta, Instituto Irmã Giuliana Galli, O Pequeno Nazareno, Instituto Filippo Smaldone, Centro Juvenil Dom Bosco, Lar Amigos de Jesus e Casa Família Maria Mãe de Ternura.

Cerimônia
Um representante do RankBrasil estará em Fortaleza (CE), no dia 22 de dezembro, para realizar a entrega do troféu e certificados aos organizadores e colaboradores do evento. A cerimônia será realizada na Quadra da Paróquia da Piedade, localizada na Rua Joaquim Torres, n° 185. A festividade inicia-se às 15 horas.

Redação: RankBrasil

Algumas citações na mídia:
News Rondônia
Correio De Notícia
BBC News
Jovem News