Túnel urbano mais extenso

Com 2,8 mil metros de comprimento, Túnel Rebouças liga a zona norte à zona sul da cidade do Rio de Janeiro

27/05/2008
28126 Acessos
Imprimir
Túnel urbano mais extenso
Túnel Rebouças liga a zona norte à zona sul do Rio de Janeiro
O RankBrasil homologou o Túnel Rebouças pelo recorde de Maior túnel urbano do país, com 2,8 mil metros de comprimento.

O túnel recordista tem duas galerias paralelas, cada uma com nove metros de largura, em um total de 6,6 mil metros de escavação em rocha viva.

Localizado no Rio de Janeiro - RJ, o Rebouças faz a ligação entre o bairro Rio Comprido, na zona norte e a Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul, evitando a passagem pelo centro da cidade.

Projetado no governo de Carlos Lacerda, as obras começaram em abril de 1962, com inauguração em 03 de outubro de 1967, na gestão de Francisco Negrão de Lima. Os trabalhos aconteceram através do Departamento de Estradas e Rodagem da Guanabara.

O túnel foi feito para receber um volume diário de 76 mil veículos. Atualmente, este fluxo chega a 190 mil veículos por dia (dados de março de 2013). O limite de velocidade nas vias, que é controlado por radares, é de 90 km/h, nos dois sentidos.

As galerias são monitoradas com um sistema de controle de poluição, um controle eletrônico de contagem de veículos e câmeras de TV fazendo vigilância 24h. O túnel fecha para manutenção e limpeza duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, das 23h às 05h, exceto feriados.


Fontes: Prefeitura do Rio de Janeiro e Portal Terra
Redação: Raquel Susin
Revisão: Fátima Pires