Maior distância percorrida sobre um skate

Paraibano cumpriu desafio durante o evento Jampa Longboard Day, em João Pessoa (PB) e andou 253,74 km

23/01/2014
5287 Acessos
Imprimir
Maior distância percorrida sobre um skate
Alex Garcia Ximenes Quintans recebe avaliação do Educador Físico durante pausa no trajeto (Foto: Arquivo Pessoal)
O geógrafo Alex Garcia Ximenes Quintans, de 27 anos, entra para o RankBrasil em 2014 com a Maior distância percorrida sobre um skate, durante o Jampa Longboard Day, realizado nos dias 11 e 12 de janeiro, em João Pessoa (PB).

Ele andou 253,74 km em uma estrutura montada na área externa da Estação Cabo Branco por 24 horas. Foram 15 horas e 32 minutos efetivamente em cima da prancha e oito horas e 28 minutos de paradas técnicas.

O desafio começou às 16h10 de sábado e terminou no mesmo horário, de domingo. Ele foi acompanhado pelo Educador Físico do Laboratório de Cineantropometria (Labocine) da UFPB, Thiago Siqueira Paiva de Souza que verificou a pressão arterial, peso e fez coletas de sangue enquanto o recordista realizava o percurso.

Para conseguir passar tanto tempo no skate, foram três meses de preparação intensa e diária. Além disso, contava com os treinos de longa distância já feitos há um ano com o objetivo de participar de grandes circuitos.

Durante o trajeto realizou 10 pausas para acompanhamento clínico, massagem, alimentação e ir ao banheiro. O geógrafo eliminou 19.184 calorias na atividade e perdeu três quilos.

Alex utilizou o relógio Nike Watch com dispositivo GPS a fim de medir a distância percorrida. A cada parada, os dados eram transferidos para o computador com o aplicativo Nike Plus.

Recordista percorreu 253,74 km em uma estrutura montada na área externa da Estação Cabo Branco, em João Pessoa (PB) (Foto: Arquivo Pessoal)

Apesar do esforço físico, o atleta não teve complicações e sentiu apenas fadiga muscular após a atividade. “Graças a Deus, não tive nenhum problema ou lesão, tanto que no outro dia, depois da prova, consegui correr 10 km”.

Ele recebeu o título com muita alegria e considera-se privilegiado. “Estou feliz pelo recorde. O maior sonho na vida é você fazer o que gosta e ainda ter a família e amigos por perto. Foi o meu caso. Um negócio de outro mundo. Fantástico”.

O recordista se refere a participação dos amigos e familiares que acompanharam a prova e o ajudaram. “Não teve um minuto que eu estivesse sozinho. Sempre tinha alguém lá. É muito importante o apoio das pessoas”.

Segundo o atleta, que pretende participar de grandes provas neste ano, ainda há muitos limites a serem superados. “Desafios sempre existem e tem muita coisa pela frente. Continuo treinando e estou à procura de novos patrocínios”.

Evento
Além dos treinos, foram três meses de dedicação também na organização do Jampa Longboard Day, que contou com 12 provas de push race e skate street. Segundo o paraibano, o recorde tornou-se possível por meio do campeonato que ofereceu a estrutura e visibilidade ao desafio.

O evento foi uma realização da IRRA! Esportes Radicais em parceria com a Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação da Prefeitura Municipal de João Pessoa (SEJER) e recebeu patrocínio do Cup Noodles, Fiori, Uni-Sport e Açaito. A festa ainda contou com o apoio de Estilera, Carver, IMA Contruções, MIX FM, Idaiá e Revista Moçada que Agita.

Redação: RankBrasil

Algumas citações na mídia:
Globo Esporte
Arauna1
News Rondônia
RolNews
Rádio Getsemane
Clic News
Coisas De Cajazeiras
ESP Brasil