Maior percurso de monociclo feito por um brasileiro

Com 868,2km, Rodrigo Racy supera o próprio recorde e entra novamente para o RankBrasil

13/09/2004
6288 Acessos
Imprimir
Maior percurso de monociclo feito por um brasileiro
Imagem: Valentine Moreno
O paulistano Rodrigo Racy supera o próprio recorde do Maior percurso de monociclo feito por um brasileiro e entra novamente para o RankBrasil em 2004. Da primeira vez foram 54km, entre a Praça da Sé, na capital paulista e o município de Pirapora do Bom Jesus - SP.

Desta vez, o recordista fez 868,2km em um monociclo, percorrendo o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Para completar o desafio, Rodrigo precisou pedalar 435 mil vezes, passando por 91 diferentes localidades, durante 31 dias.

Para registrar a façanha, uma fotógrafa e um cinegrafista acompanharam a trajetória do recordista. Ele pedalava em média três horas por dia e demorava cerca de seis horas para completar uma jornada, porque parava para descansar, comer e filmar seu documentário.

"A travessia foi maravilhosa, muito retorno das pessoas que ficavam encantadas em me ver passar e isso foi o grande estímulo para ir até Santiago", destaca.

Preparação
Para a realização do recorde, Rodrigo se preparou durante nove meses. Além de uma dieta balanceada de 3.200 calorias/dia, ele fazia exercícios aeróbios, musculação e treinos diários com o monociclo.

"Meu treino com o monociclo foi pelas ruas de São Paulo, andava por toda parte da cidade. O monociclo sempre foi meu meio de locomoção. Às vezes vou até comprar jornal ou visitar um amigo sobre uma só roda", conta.

O monociclo
O monociclo utilizado para o percurso na Espanha foi o mesmo usado em seu primeiro recorde, de aro 26, com apenas uma alteração: ele utilizou um pneu misto para asfalto e terra.

Recorde anterior:
RecordistaAnoQuantidade
Rodrigo Racy2004 (Março)54km


Redação: Aline F. Cardoso
Revisão: Fátima Pires