Maior mnemonista de cartas de baralho do Brasil

O que você acha de uma pessoa conseguir memorizar cinco baralhos completos em uma hora? Confira o novo Recorde do RankBrasil

06/11/2007
14034 Acessos
Imprimir
Maior mnemonista de cartas de baralho do Brasil
O RankBrasil reconheceu o recorde de Alberto Dell’Isola Rezende Medeiros, como o Maior mnemonista de cartas de baralho do Brasil. Ele memorizou 289 cartas, mas é preciso explicar algumas regras para o entendimento do recorde.

O processo de memorização, estabelecido pelo Campeonato Mundial de Memória, possui um sistema de regras rigoroso. Cada jogador fica sentado, os auditores embaralham as cartas e colocam na mesa. Não existem regras para a quantidade de vezes em que o jogador olha para as cartas. Ele tem o tempo de uma hora para isso.

No momento do recall (respostas, lembranças), os árbitros entregam um Recall Paper (cartão de respostas) para cada competidor, onde devem marcar o número da sequência, a ordem das cartas, levando em consideração os naipes e se a memorização foi efetuada de cima para baixo, ou de baixo para cima.

O recordista brasileiro memorizou seis sequências completas, mas errou na carta de número 30 do último baralho. Como as regras são rígidas e um erro anula a metade de um baralho, então a marca do recordista se estabeleceu em cinco baralhos e meio.

Alberto Dell’Isola Rezende, 27 anos, mineiro de Belo Horizonte, foi o primeiro brasileiro a participar do Campeonato Mundial de Memória, que aconteceu no reino do Bahrein, no Oriente Médio, nos dias 31 de agosto a 2 de setembro de 2007. Ele foi o único representante da América do Sul na disputa.

Essa competição tem como objetivo principal desafiar os participantes, também chamados de mentatletas e testar a capacidade de arquivamento da maior quantidade de informações no menor tempo possível.

Alberto é o mais jovem dos competidores que compõem a equipe brasileira. Consegue memorizar uma revista semanal em três horas, inclusive a ordem das fotos e as roupas das pessoas. Memorizou todas as perguntas do jogo Master, ou seja, 5.400 perguntas, o calendário Juliano e Gregoriano dos séculos três até o 23.

O recordista não nasceu com este potencial para a memorização. Ele adquiriu esta habilidade através de muita prática, treino e concentração. Antes de inventar suas próprias técnicas, também esquecia o nome das pessoas, compromissos, números, etc. Foi entao que passou a ler livros sobre o tema e começou a criar novas técnicas mnemônicas.

Ele já lançou um livro ´Supermemória´, pela Editora Arme, que está sendo vendido exclusivamente pelo site http://www.supermemoria.com.br

Além de ser um gênio da memória, Alberto é professor de matemática financeira, consultor e estudante do 6º período de psicologia da UFMG e acredite, ele afirma que nunca conseguiu aprender matemática em sala de aula. Atualmente desenvolve dois projetos relacionados à memorização: descobrir técnicas para melhorar a memória dos idosos, e estudar os mitos e fatos sobre a leitura dinâmica.

Alberto deixa claro que seu sistema e suas técnicas de memorização não têm nenhuma relação com a decoreba. “A decoreba é o uso das técnicas de memorização como fim e não como meio para alcançar determinados objetivos. Não é possível memorizar sem entender”, declara o recordista.

O gênio brasileiro ocupa a posição 86 no ranking mundial para a categoria Hour Cards, ou seja, cartas de baralho em uma hora. O recordista mundial da categoria é o inglês Ben Pridmore, que memorizou 1.404 cartas, um total de 27 baralhos.

Outro recorde mundial de baralhos é de Dominic O’Brien. Ele memorizou 2.808 cartas de baralho, sem limite de tempo e olhando apenas uma vez para cada carta. Dominic O’Brien, diagnosticado como disléxico quando criança, abandonou os estudos aos 16 anos. No entanto, em uma prova de superação pessoal, tornou-se o maior vencedor de todos os tempos nos campeonatos de memória, vencendo o mundial por oito vezes.

Alberto pratica esportes todos os dias, faz aulas de dança de salão, toca piano e ainda tem a chance de guardar muitas lembranças para sempre.

Provas Resultados (Brasileiro) Ranking Mundial
Nomes e Rostos 62175
Imagens Abstratas /td>4368
Números Binários 180210
Números de Hora 280129
Datas Históricas 14133
Cartões de Hora 289 (5.56 Baralhos) 86 Recorde Latino
Cinco Minutos para Números 40247
Palavras Aleatórias 19313
Números Falados 6164
 Pontuação Final: 1385 Posição Final: 29º

. Estimule sua cabeça, leia jornais, revistas, livros;



. Estimule seus sentidos, escute música, toque algum instrumento musical, realize atividades no escuro ou, com os olhos fechados, preste atenção no que você ouve, no que você fala, e no que toca;



. Preste atenção nos lugares por onde passa, mentalize as coisas como um mapa. Recoloque os objetos sempre no mesmo lugar, para fixar em sua memória as atividades cotidianas, evitando assim, a perda de tempo;



. Cuide de sua saúde física, fazendo exercícios, alimentação saudável, evitando bebidas alcoólicas e outros vícios;



. Faça de seu aprendizado sempre uma brincadeira;