Usina hidrelétrica com barragem mais alta

Com 208 metros de barragem, recorde é da Usina Hidrelétrica Presidente Juscelino Kubitscheck, mais conhecida como Usina Irapé

15/07/2009
16896 Acessos
Imprimir
Usina hidrelétrica com barragem mais alta
Foto: Acervo Cemig
A Usina hidrelétrica com barragem mais alta do país, que entra para o RankBrasil em 2009, é a Presidente Juscelino Kubitscheck, mais conhecida como Usina Irapé.

Construída no Rio Jequitinhonha, entre os municípios de Grão Mogol e Berilo - MG, a usina recordista foi inaugurada em 2006, tem 208 metros de barragem e potência de 360 MW.

É de responsabilidade da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e por estar situada em local distante dos grandes centros e em um cânion, a obra teve que superar inúmeros desafios em termos de logística e de engenharia.

O projeto de construção da usina contou com aproximadamente oito mil empregados e a Irapé é uma das raras hidrelétricas que possui capacidade de gerar energia sem utilizar água para manter a rotação das turbinas.

A obra é estratégica para o Governo do Estado de Minas Gerais, por sua importância social e econômica, em especial para as regiões do Vale do Jequitinhonha e Norte. Além disto, está entre as usinas mais modernas instaladas no Brasil.

Fontes: Cemig e Wikipédia
Redação: Raquel Susin
Revisão: Fátima Pires