Hoje é o Dia Nacional da Consciência Negra

Data é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade e o RankBrasil destaca pessoas da raça que fazem parte da história brasileira

20/11/2012
4403 Acessos
Imprimir
Hoje é o Dia Nacional da Consciência Negra
Nesta terça-feira, 20 de novembro, é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. É um momento de reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e a importância do povo africano na formação da cultura nacional.

A data foi instituída pelo projeto de lei número 10.639, no dia 09 de janeiro de 2003, e faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Ele foi líder do Quilombo dos Palmares e representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial.

Além da resistência ao sistema escravista, os quilombos foram uma forma coletiva de manutenção da cultura africana, influenciando a história brasileira em muitos aspectos, entre eles, políticos, sociais, gastronômicos e religiosos.

Na oportunidade, o RankBrasil destaca pessoas da raça negra que conquistaram um espaço especial na sociedade do país, em diferentes áreas. Uma delas é Joaquim Barbosa – o primeiro negro eleito presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

De família extremamente pobre, ele conseguiu se formar em Direito, fez mestrado e doutorado, e atingiu o ponto máximo da carreira jurídica, ganhando destaque como ministro-relator no julgamento do ‘Mensalão’. Em seu currículo, possui cursos complementares em diversos países, com fluência nos idiomas francês, inglês, alemão e espanhol.

Pela data, o RankBrasil também lembra da atriz Taís Araújo – primeira protagonista negra da televisão brasileira. No ano de 1996, ela quebrou tabu e representou o papel principal da novela ‘Xica da Silva’, de Walcyr Carrasco, exibida na extinta TV Manchete.


Redação: Fátima Pires