Mies van der Rohe ganha homenagem do Google

Doodle marca o 126º aniversário de nascimento do alemão, naturalizado norte-americano, que é considerado um dos maiores nomes da arquitetura mundial do século XX

27/03/2012
2929 Acessos
Imprimir
Mies van der Rohe ganha homenagem do Google
O arquiteto Mies van der Rohe é homenageado nesta terça-feira (27) pelo Google, maior site de busca do Brasil e do mundo.

Um doodle marca o 126° aniversário de nascimento do artista alemão, naturalizado norte-americano, que é considerado um dos maiores nomes da arquitetura mundial do século XX.

Rohe projetou diversas obras, que são marcadas pelo uso de materiais modernos, como aço industrial e vidro, e uma geometria clara e pela sofisticação, o que resultava em trabalhos austeros, mas ao mesmo tempo elegantes.

Nos EUA, Rohe encontrou o maior reconhecimento e criou grandes obras de arquitetura, naturalizando-se no país. É, porém, na Alemanha, que projetou uma das mais perfeitas expressões arquitetônicas, o ‘Neue Nationalgalerie’, em Berlim.

Rohe ainda lecionou na famosa Escola Vanguardista de Arquitetura Bauhaus, na Alemanha. Faz parte deste período a criação de algumas peças de mobília medieval, com a aplicação de antigas tecnologias artesanais.

O homenageado também é o autor de frases célebres, que são utilizadas em diversas áreas, como “Deus está nos detalhes” e “Menos é mais”. Esta última é uma das teorias, por exemplo, da Publicidade.

O arquiteto nasceu em Aachen, na Alemanha, no ano de 1886. Ele morreu em Chicago, EUA, em 17 de agosto de 1969, mas seu talento e suas obras merecem ser lembrados para sempre.

Redação: Fátima Pires