Pesquisador com maior número de capítulos de livros acadêmicos publicados

Com um total de 41 capítulos, paraense Bruno Gomes Pereira entra novamente para o RankBrasil

12/04/2023
2609 Acessos
Imprimir
Pesquisador com maior número de capítulos de livros acadêmicos publicados
O professor explica que a publicação de capítulos de livros acadêmicos é importante para fomentar a pesquisa e incentivar o diálogo acadêmico / Foto: Arquivo recordista
O professor Bruno Gomes Pereira entra novamente para o RankBrasil, desta vez por ser o Pesquisador com maior número de capítulos de livros acadêmicos publicados. O recorde foi registrado em 2023 e ele publicou 41 capítulos de livros num período de um ano e quatro meses, sendo entre agosto de 2021 a dezembro de 2022.
De acordo com Bruno, trata-se de publicações sobre análise do discurso midiático, ensino de língua materna, formação de professores e linguística aplicada. Ele comenta que os capítulos foram publicados em mais de 45 livros no formato físico e digital, em parceria com várias editoras.
Sobre publicar tantos capítulos em pouco tempo, ele afirma que a maior dificuldade é manter a qualidade. “Essa é uma preocupação que tenho em tudo que faço. Como profissional, sei que preciso ter uma vida acadêmica em movimento, para me manter atualizado. Mas fazer isso com qualidade é o maior desafio”.

O pesquisador explica que a publicação de capítulos de livros acadêmicos é importante para fomentar a pesquisa e incentivar o diálogo acadêmico. “No contexto da educação superior, trocar sentidos é essencial”, destaca. Segundo ele, é uma alegria imensa fazer parte da história do país novamente. “O RankBrasil faz parte da minha trajetória profissional. Fico feliz e honrado com mais esse recorde”, diz.

Currículo
Natural de Rondon do Pará (PA), Bruno é docente da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN) e do Centro Universitário Anhanguera Pitágoras Ampli (UniA), em Santo André (SP). Também é orientador do Instituto de Pesquisa e Educação Continuada da Universidade de São Paulo (Pecege/Esalq/USP). O paraense ainda atua na Faculdade Ana Carolina Puga (FAPUGA), no Tatuapé, na cidade de São Paulo.

Bruno é graduado em Letras –Língua Portuguesa e Literatura Luso-Brasileira pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), em Letras – Língua Espanhola e Língua Inglesa e suas Respectivas Literaturas pelo Instituto Brasil de Ensino (IBRA) e em Pedagogia pela Universidade Ceuma (UNICEUMA).

É especialista em Linguística Aplicada pela Faculdade de Tecnologia Antônio Propício de Aguiar Franco (FAPAF), em Comunicação e Semiótica Francesa pela Faculdade Souza (FASOUZA) e em Gestão de Pessoas pela Universidade Anhanguera (UNIDERP). Ainda é mestre e doutor em Letras: Ensino de Língua e Literatura (com ênfase em Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Outros recordes
Bruno também está no RankBrasil pelos recordes de Maior número de participação em bancas examinadoras, Maior número de publicações em revistas acadêmicas, Mais jovem doutor em Estudos Linguísticos, Maior número de artigos científicos publicados em uma mesma revista acadêmica, Mais rápida formação em doutorado em Letras, e Professor a ministrar o maior número de cursos de extensão universitária (de curta duração).
Tags: