Selo Recorde RankBrasil

Maior descida de rafting para pessoas com deficiência

Maior descida de rafting para pessoas com deficiência

Recorde pertence ao Camping Acessível, que reuniu 186 pessoas. Desafio aconteceu no rio Paranhana, na cidade de Três Coroas (RS)

Quando: 19/03/2022
4607 Acessos
ID: 1432
Maior descida de rafting para pessoas com deficiência
Maior descida de rafting para pessoas com deficiência do Brasil reuniu 186 pessoas / Foto: Arquivo Camping Acessível
O Camping Acessível entra para o RankBrasil pelo recorde de Maior descida de rafting para pessoas com deficiência do país. O desafio reuniu 186 participantes e aconteceu em 19 de março de 2022, no rio Paranhana, na cidade de Três Coroas (RS).

De acordo com o responsável pelo evento, Gabriel Feiten, ao todo 30 botes foram utilizados para a descida, que demorou aproximadamente 45 minutos. Participaram pessoas de 12 a 64 anos, de diferentes municípios do Rio Grande do Sul.
O evento reuniu participantes com deficiências físicas, intelectuais e visuais. Gabriel destaca que a ideia foi proporcionar às pessoas com deficiência, que nunca tiveram uma experiência com o esporte de aventura, uma oportunidade de se aventurar em um universo novo.

Segundo ele, para garantir a segurança do grupo, as pessoas utilizaram coletes, capacetes e os equipamentos básicos para a pratica de rafting. “A maior dificuldade foi na logística e organização dos participantes nos botes, uma vez que o desafio reuniu mais pessoas interessadas do que as vagas abertas”, conta.

Gabriel afirma que o recorde junto ao RankBrasil significa um grande passo para o Camping Acessível, demonstrando que cada vez mais existe o interesse de pessoas com deficiência em participar de atividades junto à natureza. “Também é um marco para a cidade de Três Coroas, tornando-se uma expoente no esporte e turismo acessível”.

Camping Acessível
O Camping Acessível é uma realização da Associação da Pessoa com Deficiência Amigos e Familiares (Apdaf) e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. O projeto foi criado em 2019 e tem por objetivo proporcionar um dia de esporte de aventura para pessoas com deficiência, demonstrando que é possível utilizar todos os espaços quando existe acessibilidade.

Em sua terceira edição, que aconteceu em 19 de março, o Camping Acessível reuniu mais de mil pessoas. Além da descida de rafting, o evento promoveu atividades como arco e flecha, banho de rio assistido em cadeiras anfíbias e trilhas. Ainda contou com oficinas de esportes paralímpicos como bocha, vôlei sentado e badminton.

"Reconhecido pelo RankBrasil mediante rigor técnico e imparcial – única autoridade nacional de homologação de recordes desde 1999.”