Maior salto acrobático do Brasil

Daiane dos Santos é a única atleta do mundo a realizar o salto conhecido como ´duplo twist estendido´, ou ´Dos Santos´, em homenagem à ginasta

19/08/2008
13313 Acessos
Imprimir
Maior salto acrobático do Brasil
Daiane dos Santos, natural de Porto Alegre - RS, entra para o RankBrasil em 2008, pelo Maior salto acrobático do país, que recebeu o nome de ´Dos Santos´, em homenagem à ginasta.

Ela é a única atleta do mundo a realizar esse movimento, conhecido tecnicamente como ´duplo twist estendido´. Consiste em saltar de costas, fazer um giro de 180 graus (twist) e dar duas voltas no ar sem colocar os pés ou as mãos no chão.

A ação configura um salto mortal e também é chamada de estendido, porque o corpo da atleta fica reto, aumentando o grau de dificuldade.

Durante o movimento, a atleta salta a uma distância de 2,40 metros sem tomar impulso e no ponto alto da travessia, a cabeça pode chegar a 2,80 metros de altura, tudo isso em apenas um segundo.

Origem
O salto da ginasta teve origem no ano de 2003, nos Estados Unidos, quando ela executou uma manobra com alto nível de dificuldade: o ´duplo twist carpado´. Esse descreve o mesmo movimento do salto recordista, mas tem como diferença o ângulo do corpo da atleta, que se dobra durante o duplo mortal, o que facilita o giro.

A atleta
Daiane dos Santos participou das Olimpíadas de Atenas e da China. Ela começou a treinar ginástica olímpica aos 11 anos, no Centro Olímpico de Curitiba. Sua música de apresentação é a famosa ´Brasileirinho´, de Waldir Azevedo.


Redação: Raquel Susin
Revisão: Fátima Pires