Primeiro filme sonoro do Brasil

Comédia estreou em 02 de setembro de 1929, em São Paulo, ficando em cartaz até 28 de fevereiro de 1930

11/10/2012
10156 Acessos
Imprimir
Primeiro filme sonoro do Brasil
‘Acabaram-se os Otários’ foi o primeiro filme sonoro produzido no país. A comédia, que entra para o RankBrasil, estreou em 02 de setembro de 1929, na cidade de São Paulo, e ficou em cartaz até 28 de fevereiro de 1930.

Dirigido por Luiz de Barros, o longa-metragem narra as aventuras de dois caipira e de um italiano, que chegam a São Paulo, acreditam ter comprado um bonde, são depenados em um cabaret e, desiludidos, voltam para o interior.

O filme que entrou para a história do Brasil traz cenas faladas e cantadas em português, com modinhas, piadas e trocadilhos. A trilha sonora é composta por canções como ‘Bem te vi’ e ‘Sol do sertão’, do compositor Paraguaçu, e ‘Carinhoso’, de Pixinguinha.

A técnica utilizada
Para produzir o primeiro filme sonoro do país, Luiz de Barros utilizou a técnica do playback, gravando previamente os diálogos em discos, que depois eram reproduzidos nos cinemas.

O diretor
Além de diretor de cinema, Luiz de Barros foi produtor cinematográfico, montador cinematográfico, roteirista, diretor de fotografia e ator brasileiro. Estudou Direito no Brasil e artes plásticas na Europa, fazendo estágio no Gaumont – companhia francesa de produção cinematográfica. Ele dirigiu cerca de 80 filmes, entre 1914 e 1980.

Primeiro do mundo
O primeiro filme sonoro do mundo foi ‘O Cantor de Jazz’ (The Jazz Singer), de Alan Crosland, em Nova Iorque. A estreia aconteceu em 06 de outubro de 1927, com passagens faladas e cantadas. O filme contava a história de um garoto judeu que queria ser cantor, mas enfrentava a oposição da família.


Fontes: Wikipédia, Memorial da Fama e Portal EBC
Redação: Fátima Pires

"Reconhecido pelo RankBrasil mediante rigor técnico e imparcial – única autoridade nacional de homologação de recordes desde 1999.”