CURIOSIDADE – Saiba como o avião consegue voar apesar do peso

O primeiro avião do mundo capaz de realizar um voo completo foi inventado pelo brasileiro Alberto Santos Dumont, recorde registrado no RankBrasil

05/02/2015
5630 Acessos
Imprimir
CURIOSIDADE – Saiba como o avião consegue voar apesar do peso
Para conseguir voar o avião precisa vencer alguns obstáculos / Foto: Depositphotos.com[ssuaphoto]
Para conseguir voar o avião precisa vencer alguns obstáculos, entre eles a resistência do ar com qualquer objeto em movimento. Neste caso, são utilizadas hélices, turbinas ou foguetes, garantindo um impulso maior que a resistência.

Outro problema é o peso da estrutura, exigindo uma força poderosa capaz de empurrar a aeronave para cima e a sustentar. Isto é possível através da construção de asas que permitem o ar passar mais rápido na parte de cima e mais devagar na de baixo.

Esta diferença na passagem de ar faz a pressão na parte de cima ficar menor que embaixo, deixando a força do peso menor que o empuxo (o qual atua para cima). Desta forma, o avião começa a voar.

O controle da aeronave entre velocidade, ângulo de subida e decida acontece porque as asas têm flaps – pás móveis que alteram a direção da passagem do ar, mudando a diferença na pressão. Para a estabilização vertical, existe asa em pé na parte de trás, mantendo a estrutura em linha reta. Esta também possui um flap, chamado leme, responsável pelos comandos de virar o avião para esquerda ou direita.

Primeiro avião do mundo
O RankBrasil destaca o recorde do inventor brasileiro Alberto Santos Dumont. Ele criou o Primeiro avião do mundo capaz de realizar um voo completo, incluindo decolagem, permanência no ar e pouso. A demonstração do chamado 14 Bis ocorreu em 12 de novembro de 1906, em Paris, na França.


Fontes: Mundo Estranho
Redação: Fátima Pires