Inusitado encontro vai reunir apaixonados por retro computadores

Representante do RankBrasil estará em Jaú (SP) para oficializar recorde de Maior produção de computador retro compatível

30/10/2015
5256 Acessos
Imprimir
Inusitado encontro vai reunir apaixonados por retro computadores
Foto: RankBrasil
O 18º Encontro de Usuários de MSX no Interior Paulista, que acontece na cidade de Jaú (SP) nos dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro, vai reunir colecionadores de um dos retro computadores mais populares do mundo nos anos 80 e início dos anos 90.

Organizado pelo The MSX Magical Computer Club, o evento tem entrada gratuita e será realizado das 9h às 18h, no ETE Joaquim Ferreira do Amaral (Escola Industrial), que fica na rua Humaitá, 1090. Durante o encontro, os participantes podem expor seus modelos originais e “tunados”, além de trocar experiências com outros usuários.

O MSX parou de ser fabricado por volta de 1993 no Japão, mas ainda existe no mercado o desenvolvimento de softs e hards, devido a milhares de pessoas apaixonadas por este computador clássico, muito usado para jogos e desenvolvimento de programas que exploram o máximo de um 8 Bits.


Chamado Zemmix Neo, a nova versão do MSX foi fabricada quase que artesanalmente / Foto: RankBrasil

Recorde
Da paixão pelo retro surgiu um recorde brasileiro: Maior produção de computador retro compatível, com 137 exemplares. O representante do RankBrasil, Luciano Cadari estará presente no encontro para oficializar o título com entrega do troféu.

A nova versão do MSX foi fabricada quase que artesanalmente por Luis Fernando Zanoto de Luca, com a ajuda de Fábio Belavenuto e Luciano Sturaro. A ideia era fazer uma homenagem ao computador, sem fins lucrativos. Apesar de melhorias tecnológicas, mantém as mesmas características e compatibilidade.

Chamado Zemmix Neo, o modelo mede 23cm por 17,5 cm e tem visual moderno, bem diferente dos produzidos antigamente. Possui dois slots de cartucho, suporte para teclado de PC, portas USB, slot para cartão SD e saída de VGA.