Santo católico originou o nome da corrida de São Silvestre

Competição acontece anualmente em 31 de dezembro, mesmo dia da festa do Papa que ajudou a colocar fim na perseguição aos cristãos

31/12/2012
7345 Acessos
Imprimir
Santo católico originou o nome da corrida de São Silvestre
São Silvestre foi Papa durante o reinado do imperador Constantino I - Imagem: divulgação
Nesta segunda-feira, 31 de dezembro, é comemorado o Dia de São Silvestre, que foi Papa entre 314 e 335, durante o reinado do imperador romano Constantino I.

Silvestre foi um dos primeiros santos canonizados pela Igreja Católica sem ter sofrido martírio. Com a ajuda do Papa, o imperador determinou o fim da perseguição aos cristãos, concedendo liberdade de culto, em uma época que não era permitido a livre expressão da religião.

O pontífice também contribuiu na criação das bases do pensamento e da doutrina da Igreja, auxiliando ainda na construção das primeiras basílicas para que o povo cristão pudesse se reunir, como a Basílica de São Pedro, edificada no Vaticano. O dia da festa do santo coincide com sua morte e sua canonização.

No Brasil, em homenagem ao antigo Papa, originou-se o nome da Corrida de São Silvestre, que também acontece no dia 31 de dezembro, na cidade de São Paulo. Com início em 1924, é a mais tradicional corrida de rua do país. Em 2012, a competição vai reuniu atletas de todo o Brasil e países da América do Sul.



Redação: Fátima Pires