Brasil é a sexta maior potência econômica do mundo

Os dados são da empresa de consultoria britânica, Economist Intelligence Unit

24/12/2011
10832 Acessos
Imprimir
Brasil é a sexta maior potência econômica do mundo
O Brasil já ultrapassou em 2011 o Reino Unido e agora possui o sexto maior Produto Interno Bruto (PIB), medido em dólares à taxa de câmbio corrente. Os dados são da empresa de consultoria britânica, Economist Intelligence Unit (EIU).

Apesar da boa notícia, considerando as variações do câmbio, as contas só serão feitas com precisão no final do ano. Isso porque a diferença entre o PIB estimado para o Brasil (2,44 trilhões de dólares) e do Reino Unido (2,41 trilhões) é de apenas 1,2%, valor que pode ser facilmente alterado.

De acordo com as projeções da EIU, em 2013 o Brasil vai perder posição para a Índia, mas retornará no sexto lugar em 2014, ao ultrapassar a França, devido à Copa do Mundo.

Ainda segundo projeções, o Brasil continuará a subir no ranking das grandes potências e até o final da década, o PIB brasileiro será maior do que o de todos os países europeus.

PIB
O Produto Interno Bruto representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos num período, em uma cidade, estado ou país. O PIB é expresso em valores monetários e é o principal medidor do crescimento econômico de uma determinada região.

Redação: Fátima Pires

Ranking atual do PIB
1- EUA
2- China
3- Japão
4- Alemanha
5- França
6- Brasil
7- Reino Unido