Coca-Cola é a marca mais valiosa do mundo, diz pesquisa

Valendo US$ 77,839 bilhões, empresa de bebidas ficou em primeiro lugar pela 13ª vez. Em segundo aparece a Apple e em terceiro, a IBM

03/10/2012
2971 Acessos
Imprimir
Coca-Cola é a marca mais valiosa do mundo, diz pesquisa
Pela 13ª vez, a Coca-Cola é considerada a marca mais valiosa do mundo, avaliada em US$ 77,839 bilhões. Em segundo lugar aparece a Apple, com US$ 76,568 bilhões, seguida da IBM (serviços e negócios), no valor de US$ 75,532 bilhões.

Os dados foram divulgados na terça-feira (02) e são de um levantamento realizado pela empresa de consultoria Interbrand, que listou as 100 marcas de maiores valores no planeta. Entre as 10 primeiras colocadas, cinco são do setor de tecnologia.

Dez marcas mais valiosas do planeta
Lugar Marca Setor Valor em Bilhões Crescimento
em um ano
Coca-Cola bebidas US$ 77,8 8%
Apple tecnologia US$ 76,5 129%
IBM serviços e negócios US$ 75,5 8%
Google tecnologia US$ 69,7 26%
Microsoft tecnologia US$ 57,8 -2%
GE diversificado US$ 43,6 2%
McDonald's restaurantes US$ 40,0 13%
Intel tecnologia US$ 39,3 12%
Samsung tecnologia US$ 32,8 40%
10º Toyota automotivo US$ 30,2 9%
A Apple saltou da oitava posição no ano passado, para a vice-liderança do ranking de 2012, com crescimento de 129%. Já o Google – que é o maior site de buscas – apresentou um aumento de 26% no valor da marca, ultrapassando a rival Microsoft pela primeira vez na história do relatório da Interbrand.

O Facebook – rede social mais utilizada – também ganhou destaque, entrando no relatório pela primeira vez, na 69ª posição, com valor de marca de US$ 5,421 bilhões. Nenhuma marca brasileira conseguiu alcançar índice global suficiente para fazer parte do ranking internacional.

Para estabelecer a lista, a Interbrand analisa três aspectos principais: o desempenho financeiro dos produtos ou serviços da marca; o papel que a marca desempenha ao influenciar a escolha do consumidor; e o poder que a marca possui para garantir os lucros da companhia. O ranking das 100 marcas mais valiosas do mundo pode ser visualizado clicando aqui.


Redação: Fátima Pires