Primeira peça teatral em aldravias

Com obra registrada na Biblioteca Nacional em janeiro de 2019, o paulista José Carlos Panazzolo bate recorde brasileiro

23/01/2019
Imprimir
Primeira peça teatral em aldravias
José Carlos Panazzolo bate recorde ao escrever a Primeira peça teatral em aldravias / Foto: Arquivo recordista
O cirurgião dentista aposentado da cidade de Ribeirão Preto (SP), José Carlos Panazzolo bate recorde junto ao RankBrasil em 2020 por ter escrito a Primeira peça teatral em aldravias. Ele registrou a obra na Biblioteca Nacional em 23 de janeiro de 2019.

De acordo com o recordista, a aldravia surgiu em 2010, em Mariana (MG) e se trata de uma composição poética de seis palavras com sentido completo. “Interessei-me pelo ineditismo da corrente poética e como trovador na linha humorística (com vários prêmios conquistados), propus-me a fazer aldravias humorísticas, resultando em outro recorde brasileiro”, conta.

Panazzolo explica que criar uma peça teatral em aldravias também foi inspirador pelo pioneirismo. Segundo ele, a obra mostra uma república estudantil com quatro alunos dialogando com gírias e utilizando modos de vida das décadas de 60 e 70. O paulistano comenta que a maior dificuldade foi elaborar os diálogos com apenas seis palavras. A obra foi escrita em aproximadamente três meses.

Segundo o aposentado, o recorde junto ao RankBrasil significa o reconhecimento por seu empenho no campo literário. “Já são dois recordes conquistados e pretendo continuar colecionando outros”, destaca. Além da peça teatral, Panazzolo é autor de outros trabalhos usando aldravias, entre eles, ‘Aldravias Entre Ato Infantil’ e ‘Aldravias e Aldravipeias Humorísticas’.

Aos 75 anos de idade, além de escritor e cirurgião dentista aposentado, Panazzolo tem formação como professor secundário e registro de jornalista profissional, sendo o co-fundador do jornal da Associação Odontológica de Ribeirão Preto (Jornal AORP).

Entre os cargos que exerce é membro titular da Academia de Letras e Arte de Ribeirão Preto (ALARP), membro vitalício da Sociedade Mineira dos Poetas Vivos e Afins, membro titular da Academia Brasileira de Trova e da Academia de Odontologia do Estado do Rio de Janeiro.

Aldravias humorísticas
José Carlos Panazzolo também está no RankBrasil pelo recorde de Primeiro escritor de aldravias humorísticas. Ele é um dos autores de ‘O livro II das Aldravias’, lançado em 2013 e com a organização de Andreia Donadon Leal, uma das criadoras do estilo literário.