Maior cachoeira submersa

A Sete Quedas de Guaíra foram submergidas para a criação da Hidrelétrica de Itaipu

20/12/2006
14883 Acessos
Imprimir
Maior cachoeira submersa
A Maior cachoeira submersa do país é a Sete Quedas de Guaíra. Elas submergiram em 1982, para a criação da Hidrelétrica de Itaipu. No Guinness Book de 1974, a cachoeira localizada no rio Paraná, entre o Brasil e Paraguai, foi considerada a maior do mundo, com 114m e atingindo uma taxa de 50 mil m³/seg.

A hidrelétrica foi um empreendimento conjunto entre os governos dos dois países. Antes da represa ser construída, as cachoeiras eram a principal atração turística da região. A recordista foi supostamente nomeada por causa de um chefe indígena. Embora existissem sete quedas principais, a cachoeira contava com um total de 18 quedas.

O som das águas podia ser ouvido a uma distância de até 32km. As quedas também foram famosas por seus constantes arco-íris criados por gotinhas minúsculas de névoa da água agitada.

Com a seca no Rio Paraná, que atingiu por cerca de dois meses o lago da Usina Hidrelétrica de Itaipu em 2013, foi possível ver as pedras e até caminhar onde ficavam as Sete Quedas.

A Companhia Matte Laranjeira S.A. fez o levantamento da área das quedas, demarcando sete grupos com 19 saltos, assim identificados na época:

1ª Queda
Salto do Limite
Salto do Caxias
Salto do Tamandaré

2ª Queda
Salto Presidente Franco
Salto Diretor Francis
Salto Deodoro

3ª Queda
Salto General Estigaríbia
Salto Osório

4ª Queda
Salto Marechal Lopes
Salto Benjamim Constant
Salto Saldanha Gama

5ª Queda
Salto Barão de Mauá
Salto Rabisco Mendes

6ª Queda
Salto Ruy Barbosa
Salto Maria Barreto

7ª Queda
Salto Thomás Laranjeira
Salto Floriano
Salto Saltinho


Redação: RankBrasil
Revisão: Fátima Pires