Maior cabideiro do Brasil

Recorde é da cidade de Monte Sião - MG, conhecida como a ´Capital Nacional do Tricô´

02/07/2007
7678 Acessos
Imprimir
Maior cabideiro do Brasil
Foto: Acervo RankBrasil
Com 435 metros, o Maior cabideiro do país é da cidade de Monte Sião - MG, que é conhecida como a ´Capital Nacional do Tricô´. O recorde foi conquistado durante a Tricofest – Festival do Tricô, realizado em 14 de julho de 2007.

No mesmo evento, o município também conquistou o título de Maior doação de roupas, com 3.137 peças. Os troféus e certificados foram entregues pelo auditor do RankBrasil, Luciano Cadari, no dia 21 de julho.

A cidade tem aproximadamente 1.200 malharias e 800 lojas espalhadas por toda a área urbana e rural. Consegue produzir uma média mensal de aproximadamente quatro milhões de peças.

Com uma extensa programação para receber os turistas no período de férias, esse ano a novidade ficou por conta de um grupo de 100 empresários locais, que se uniram para bater os dois recordes.

O título de Maior cabideiro faz alusão à história da cidade: a indústria de confecções. Montado a céu aberto, ele foi divido em ´pedaços´ e cada empresário pendurou ali as peças de malhas de tricô de sua indústria. Todas novas e protegidas por um plástico para evitar danos.

Monte Sião
A cidade tem aproximadamente 20 mil habitantes, fica ao sul de Minas Gerais, faz divisa com os municípios mineiros de Jacutinga, Ouro Fino e Bueno Brandão e com os municípios paulistas de Socorro, Águas de Lindóia e Itapira.

É um local onde todo mundo faz a mesma coisa: tricô, e nem por isso existe concorrência, e sim partilha. A cidade apresenta muitas lojas, uma ao lado da outra, o que proporciona ao turista uma agradável sensação de estar em um shopping ao ar livre.

Com este espírito, a organização da Tricofest encontrou inspiração para empreender o Maior cabideiro do Brasil. "Não foi fácil realizar, mas como a união faz a força, conseguimos", diz Isabel de Castro, empresária e primeira-dama da cidade.


Redação: RankBrasil
Revisão: Fátima Pires

Algumas citações na mídia:
O Tempo