Mercado brasileiro de games é o quarto maior do mundo

De cada 100 brasileiros, 23 jogam games, o que corresponde a aproximadamente 45,2 milhões de pessoas

09/10/2012
4017 Acessos
Imprimir
Mercado brasileiro de games é o quarto maior do mundo
O mercado de games do Brasil é o quarto maior do mundo. De acordo com o Ibope, 23% dos brasileiros são jogadores assíduos ou eventuais, o que corresponde a aproximadamente 45,2 milhões de pessoas.

Em 2011, este mercado movimentou R$ 840 milhões, conforme dados da consultoria PricewaterhouseCoopers (PWC). A perspectiva é de que o setor de jogos eletrônicos cresça em média 7,1% ao ano, até atingir R$ 4 bilhões em 2016.

A colocação do Brasil no setor se deve a vários motivos, entre eles, à queda nos preços de consoles e de jogos, tradução de títulos para o português e a situação complicada do mercado mundial, que passa por crise financeira. Nos últimos anos, enquanto o país cresceu 300% na área, a média mundial foi de apenas 2,2%.

Números no Brasil
Das 45,2 milhões de pessoas que jogam games no Brasil, 53% são homens e 47% mulheres. Do total, 67% jogam em consoles, 42% em computador ou notebook, 17% em smartphone ou tablet e 7% em consoles portáteis. Os gêneros preferidos são ação e aventura (30%), futebol (23%) e corrida (10%).

Consumo interno
De acordo com pesquisa realizada em junho de 2012, pela InsideComm, em parceria com a ACIGAMES, no Brasil, mas da metade de todo o comércio de jogos é realizado através de lojas online e um terço dos jogadores também compram seus games fora do país, sendo a China a principal fonte de origem.

Redação: Fátima Pires