Google celebra Dia do Trabalho com arte

Data existe para lembrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história, em diversas partes do mundo

01/05/2012
3671 Acessos
Imprimir
Google celebra Dia do Trabalho com arte
O Google, maior site de busca, comemora nesta terça-feira (1°) o Dia do Trabalho, com arte e criatividade.

Um doodle, criado especialmente para marcar a data, traz um operário com sua caixa de ferramentas, segurando o logo do buscador, feito em metal.

O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador existe para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história, em diversas partes do mundo.

Em 1° de maio de 1886, uma grande manifestação paralisou os Estados Unidos. Milhares de trabalhadores protestavam em Chicago contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos.

No dia 03 de maio houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia e no dia seguinte os confrontos se intensificaram, resultando na morte de muitos trabalhadores.

Em 20 de junho de 1889, em Paris, na França, a central sindical decidiu organizar anualmente uma manifestação para lutar pela redução da jornada de trabalho.

Somente em 23 de abril de 1919, o senado francês instituiu a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional. Atualmente, inúmeros países adotam a data como o Dia do Trabalho.

No Brasil, a data foi consolidada em setembro de 1925, no governo de Artur Bernardes. A partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas neste dia.


Redação: Fátima Pires