Maior fabricante de panelas de ferro fundido

Com 126 diferentes utensílios domésticos, recorde pertence à Panela Mineira, que tem sede em Divinópolis (MG)

09/11/2017
964 Acessos
Imprimir
Maior fabricante de panelas de ferro fundido
Maior fabricante de panelas de ferro fundido, empresa Panela Mineira atua há mais de 40 anos no mercado / Foto: Jonas Gontijo
A Panela Mineira, da cidade de Divinópolis (MG), entra para o RankBrasil em 2017 pelo recorde de Maior fabricante de panelas de ferro fundido. Já são 126 diferentes utensílios de cozinha vendidos pela empresa, entre chapas, assadeiras, réchauds, panelas, frigideiras e outros.

De acordo com o diretor Adnilson Teixeira Alves, os itens mais diferentes são os com a alça espiral de aço inoxidável, que assim como a própria panela, resiste a altas temperaturas, impactos, desgaste do tempo e uso. “Seu formato em espiral diminui a propagação do calor e não queima, mesmo quando a panela está no fogo”, comenta.

Adnilson destaca o Conjunto Caçarola Frigideira Multiuso, que é um produto composto por uma caçarola de ferro (podendo ser usada separadamente), por uma frigideira de ferro que também funciona como tampa, e ainda uma tampa de vidro e pegador térmico como acessórios para as peças. “É a praticidade na cozinha reunida em uma só peça”.

Entre os itens mais vendidos, além do Conjunto Caçarola Frigideira Multiuso, estão o Réchaud 2Mil, e as linhas de caçarolas, panelas risotos e frigideiras. Para a criação de um novo modelo de panela, o diretor explica que é feita uma pesquisa para captar as necessidades do mercado. “Depois tem início a fase de testes dos produtos e finalmente os ajustes necessários à nossa linha para realizarmos o lançamento em catálogo”, conta.

A matéria-prima em primeira utilização é o ferro-gusa. “Ele passa pelos processos de modelagem, fusão, acabamento, inspeção e por último, expedição”. Conforme Adnilson, uma vez que a empresa mantém alguns processos de produção ainda semi-artesanais, a maior dificuldade é encontrar pessoas com habilidades para uma boa execução.

O diretor afirma que a comida feita na panela de ferro fica mais saudável porque durante o cozimento acontece a transferência de ferro em quantidade expressiva para o alimento. “Isso contribui para aumentar a concentração desse nutriente no sangue, uma vez que o ferro é importante para prevenir e combater a anemia”, destaca. Ele comenta que o ferro também melhora a resistência imunológica contra infecções e contribui para um crescimento saudável.

Outra vantagem, prossegue Adnilson, é que a comida feita na panela de ferro fica quente por mais tempo. “A capacidade térmica desse material faz com que o utensílio resista à variação da temperatura por um período maior”. Para ele, o reconhecimento do recorde pelo RankBrasil estimula e integra a confiança da equipe da Panela Mineira, em continuar a se especializar e investir ainda mais no segmento de utensílios domésticos.

Panela Mineira
Fundada em 25 de agosto de 1970, a Fumil Ltda iniciou sua história instalada em um simples galpão em Divinópolis. Registrada inicialmente sob o nome de Fundição Mineira Ltda, produzia utensílios domésticos em alumínio fundido e repuxado.

Ao utilizar o ferro fundido como matéria-prima, a então Fundição Mineira Ltda se transformou em Fumil Ltda. “Hoje trabalha na busca de inovações, tornando a tradicional Panela Mineira uma marca conceituada nas melhores cozinhas”, enfatiza o diretor.

Atualmente a empresa exporta de forma sistêmica para o Paraguai, Uruguai e Bolívia, países aos quais é enviada praticamente a linha completa de panelas; e a todo o mercado de modo geral, que indiretamente leva os produtos através de revenda de clientes lojistas.


Algumas citações na mídia:
News Rondônia