Maior cuca do Brasil

Com 120 metros de comprimento em homenagem aos seus 120 anos, município de Corupá (SC) quebra recorde brasileiro

02/07/2017
2559 Acessos
Imprimir
Maior cuca do Brasil
O diretor do RankBrasil, Luciano Cadari entrega o trofeu de recordista para os organizadores da Maior cuca do país / Foto: RankBrasil
A cidade de Corupá (SC) supera recorde junto ao RankBrasil em 2017 com a Maior cuca do país. Pesando 444,66 kg e medindo120 m de comprimento por 21 cm de largura, a iguaria resultou em 25,2 m². O desafio aconteceu em 2 de julho, durante as comemorações do 120° aniversário do município.

Para preparar a receita gigante foram necessários 264 kg de banana, 185 kg de farinha de trigo, 75 kg de açúcar, 7 kg de banha, 60 kg de margarina, 200 ovos, 2,3 kg de sal, 1 kg de açúcar de baunilha, 17 unidades de limão (raspa), 6 kg de fermento, 7 l de leite, 15 l de água e 3 kg de creme confeiteiro.

Os representantes do RankBrasil, Luciano Cadari e João Araujo acompanharam a preparação. Após conferir peso e medidas, Cadari entregou o troféu de recordista ao prefeito João Carlos Gottardi e aos organizadores. Depois, a iguaria foi entregue gratuitamente para a população.

A marca anterior era da cidade de Joinville (SC). Segundo Cadari, a superação do título por outro município de Santa Catarina destaca a importância gastronômica e cultural da cuca no estado catarinense. “É uma satisfação para o RankBrasil acompanhar este recorde, o qual mostra uma tradição que passa de geração para geração”, afirma.

A iguaria gigante foi produzida na padaria do Mercado Mees, pelos padeiros Alceni Sipp, Gilson Kaczurouski, Zalmir Emílio Haenning Junior e Luciana Gomes Marquardt. A montagem aconteceu no centro da cidade, com a distribuição de aproximadamente cinco mil pedaços.

De acordo com a presidente da comissão organizadora das festividades de 120 anos de Corupá, Roseli Siewert, que é assessora de Cultura do município, a ideia de fazer uma cuca de 120 metros de comprimento surgiu exatamente para homenagear o 120° aniversário da cidade. “Escolhemos o recheio de banana porque o município é considerado a Capital Catarinense da Banana e a bananicultura é uma das principais atividades econômicas de Corupá”, conta.
Iguaria pesou 444,66 kg e mediu120 m de comprimento por 21 cm de largura, resultando em 25,2 m². Aproximadamente cinco mil pedaços foram distribuídos gratuitamente / Foto: RankBrasil

A principal dificuldade do desafio, conforme Roseli, foi encontrar o local adequado uma vez que nem todas as padarias dispõem de espaço físico, material e mão de obra suficiente. “Nesta etapa, a Padaria do Mercado Mees se colocou à disposição para preparar a receita”.

Ela comenta que a conquista do recorde foi uma surpresa para todos e um presente para a cidade. “Com certeza é mais um motivo de orgulho para os munícipes: somos a Capital Catarinense da Banana, estamos para receber o certificado da banana mais doce do país e agora temos a Maior cuca de banana do Brasil”, destaca.

Segundo Roseli, a iguaria tem um significado especial para a população local. “É um hábito entre muitos cidadãos corupaenses fazer a cuca para sua família e amigos tomarem um delicioso café, mantendo viva a tradição culinária trazida pelos colonizadores alemães de nossa cidade e região”, diz.

A organização do desafio que resultou no recorde também contou com a participação dos bananicultores Adriano Darós, Rosane Kiefer Mokwa e Rosemeri Prust Kohn, do Clube de Trilheiros do Bananalama, Comercial Zehnder, Zanella Embalagens, Escola Municipal de Ensino Fundamental Aluisio Carvalho de Oliveira e Centro de Educação de Jovens e Adultos de Corupá (Cejac).

RecordistaCidade / EstadoPeso e medidas Mês/Ano
Município de CorupáCorupá / SC444,66 kg, e 120 m por 21 cm (25,2 m²)Julho de 2017
RBS TV Joinville e Hipermercados CondorJoinville / SC203 kg e 10,59 m por 88 cm (9,31 m²)Junho de 2017





Confira a galeria de imagem:
Maior cuca do Brasil

Algumas citações na mídia:
G1
Diário Catarinense
A Notícia
Notícia Oeste
RBN FM
News Rondônia
Portal A2
Paran@Shop
JDV Online