Primeiro software para prática da linguagem musical

Jack Lima inova técnica de ensino da música e conquista novo recorde nacional

08/10/2014
6908 Acessos
Imprimir
Primeiro software para prática da linguagem musical
O multi-instrumentista, professor e compositor Jack Lima entra para o RankBrasil com um novo recorde em 2014. O empresário que também é colunista e programador criou o Primeiro software para prática da linguagem musical do país.

O programa é utilizado no curso da Escola de Língua Musical – Sistema Musical Definitivo (SMD) Jack Lima. De acordo com o recordista, a ferramenta serve para diagnosticar o conhecimento do aluno sendo iniciante ou profissional.

“Funciona como uma balança na farmácia, um medidor. O médico, por exemplo, a partir de uma dúvida pede um exame. Este programa é como uma radiografia, pois mostra como está o estudante e onde pode chegar”.

Combinado com aulas presenciais e acompanhamento online via Skype, a primeira etapa do curso, correspondente ao conhecimento, é toda baseada no software. “O aplicativo faz a pessoa aprender do zero, deixando de lado o visual e auditivo para compreender a música de maneira lógica”.

Ao todo a ferramenta conta com oito etapas. Após cada fase concluída o aluno recebe o certificado online e apenas consegue passar para o próximo item depois de finalizar o anterior. “Quando termina as etapas, vai para o próximo nível: Prática do Conhecimento Adquirido. A Percepção é o último módulo. Concluído o curso, ele vai saber compreender e realizar qualquer produção na música. Isso funciona como um filtro para todos os instrumentos”.

Criado em 2007, o software SMD Jack Lima foi registrado no Instituto da Propriedade Industrial (INPI) como SMD 421 em 2010. O músico percebeu a necessidade de inventar uma nova forma de aprendizado ainda em 2003. “Nas dificuldades que os estudantes apresentavam durante as aulas, cheguei à conclusão da necessidade do músico entender e não apenas fazer. Estudei programação e em 2006 comecei a trabalhar com o projeto”.

Todo o material encontrado no software é também derivado do livro ‘Dicionário de Intervalo’, registrado na Biblioteca Nacional, em 2011. De acordo com Jack Lima, a recepção do aluno é melhor quando uma máquina aponta seus erros e acertos do que alguém lhe dizendo se está apto ou não.

Além do programa, um site direcionado aos estudantes incentiva o compartilhamento de informações entre eles, em conjunto com as redes sociais registrando o avanço do estudante.

O recordista acredita que o título é uma oficialização do trabalho. “O troféu do RankBrasil sempre me acompanha em eventos que participo e o registro coloca a conquista em rede nacional. Você tem mais um reconhecimento. É como se fosse um documento de identidade, um casamento”.

A metodologia de ensino utilizada por Jack Lima é apoiada pela empresa Roland, referência na fabricação e distribuição de instrumentos musicais eletrônicos.

Dicionário de Ritmo
Outro recorde conquistado por Jack Lima foi reconhecido pelo RankBrasil em 2013. Após duas décadas de trabalho, o professor publicou o ‘Dicionário de Ritmo’, Livro com o maior número de ritmos musicais . A publicação oferece mais de cinco quintilhões de possibilidades em uma obra inédita.

Curso
A Sede da Escola de Língua Musical SMD Jack Lima fica em Monte Alegre do Sul (SP), mas com o acompanhamento virtual qualquer pessoa do Brasil pode estudar neste sistema. Com duração de um a três anos, o ensino definitivo do idioma musical serve para ser aplicado em todos os instrumentos.

Redação: RankBrasil

Algumas citações na mídia:
O Nortão
Paraná Shop