Primeiro jogo de futebol televisionado em cores no Brasil

Transmissão inédita aconteceu em 19 de fevereiro de 1972, em Porto Alegre – RS, entre os times gaúchos Caxias do Sul e Grêmio

23/01/2013
12239 Acessos
Imprimir
Primeiro jogo de futebol televisionado em cores no Brasil
Partida histórica aconteceu entre os times Caxias do Sul e Grêmio - Imagem: divulgação RankBrasil
O Primeiro jogo de futebol televisionado em cores no país, que entra para o RankBrasil, foi transmitida ao vivo em 19 de fevereiro de 1972.

A partida histórica aconteceu em Porto Alegre – RS, entre os times gaúchos Caxias do Sul e Grêmio. Apesar da transmissão inédita, o resultado deixou a desejar, acabando em 0 a 0.

O amistoso fez parte da programação da Festa da Uva da capital do Rio Grande do Sul. Pelo sucesso da experiência da TV Difusora de Porto Alegre, o jogo foi retransmitido pela TV Rio, do Rio de Janeiro e de Brasília, e pela TV Record, de São Paulo.

Os clubes
Com sede em Caxias do Sul, a Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul foi fundado em 10 de abril de 1935. Já o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, conhecido apenas por Grêmio, é sediado em Porto Alegre e teve sua fundação em 15 de setembro de 1903.

TV Difusora de Porto Alegre
A TV Difusora foi uma emissora de televisão brasileira com sede em Porto Alegre. Ela pertencia à Ordem dos Frades dos Capuchinhos e operava no canal 10 VHF, que atualmente pertence à TV Bandeirantes de Porto Alegre.


Fontes: Brasil Escola, Wikipédia e Guia dos Curiosos
Redação: Fátima Pires