Maior pizza do Brasil

Com 167,14 kg e 3,46 m de diâmetro, recorde pertence à Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil/RS)

12/09/2019
16887 Acessos
Imprimir
Maior pizza do Brasil
O representante do RankBrasil, Luciano Cadari entrega o troféu de recordista para o presidente da Apil, Wlademir Dall’Bosco / Foto: RankBrasil
Com 167,14 kg e 3,46 m de diâmetro, recorde pertence à Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil/RS)

A Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil/RS), juntamente com uma equipe de chefes especializados, quebra recorde junto ao RankBrasil em 2019 de Maior pizza do país. A iguaria pesou 167,14 quilos e mediu 3,46 metros de diâmetro.

O desafio aconteceu em 29 de agosto, durante a Expointer – uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil, realizada no Parque de Exposição Assis Brasil, na cidade de Esteio (RS). O representante do RankBrasil, Luciano Cadari acompanhou o processo e oficializou a nova marca com entrega de troféu.

Segundo Cadari, os responsáveis pela iguaria estão de parabéns por conseguirem fazer uma pizza gigante, mantendo um sabor maravilhoso. “Este recorde mostra que os laticínios da região têm uma qualidade fantástica em derivados do leite, sendo assim capazes de oferecer ótimos produtos”, afirma.

De acordo com o presidente da Apil, Wlademir Dall’Bosco, ao todo 15 pessoas estiveram envolvidas no preparo, que demorou cerca de 20 horas entre montagem de estruturas, manipulação de ingredientes e o momento de servir. “O objetivo foi dar destaque ao queijo gaúcho, sendo que a pizza recebeu apenas os queijos fabricados pelos associados da Apil/RS”, conta.

O presidente comenta que desta forma, o recorde coloca em evidência a qualidade e o volume considerável de queijos produzidos pelo setor agroindustrial de laticínios no Rio Grande do Sul, que vem crescendo de forma bem significativa anualmente.

Pizza com sabor e qualidade
O sabor escolhido foi pizza 5 queijos, receita que levou 80 kg de mussarela, provolone, parmesão e gouda, 21 kg de requeijão tradicional e cheddar, 20 kg de molho, 25 kg de tomate e 25 kg de farinha. Devido ao diâmetro extenso, a cobertura contou com o uso de técnicas de rapel para chegar ao meio. Aproximadamente 1,2 mil fatias foram distribuídas gratuitamente para os participantes da Expointer.

Segundo o pizzaiolo responsável, Peterson Secco, por ser um produto muito grande não existe forno para assá-lo, então foi preciso projetá-lo e construí-lo. Peterson destaca ainda que a iguaria foi preparada com apenas uma massa gigante. “Para atingir o sabor e qualidade de uma pizza de tamanho normal foram necessários muitos estudos, técnicas e farinhas especiais”, revela.
Pizza pesou 167,14 quilos e mediu 3,46 metros de diâmetro. Devido ao tamanho gigante, a cobertura contou com o uso de técnicas de rapel para chegar ao meio / Foto: RankBrasil


Apil
A Apil/RS foi fundada em 18 de dezembro de 2001. A Associação nasceu a partir da necessidade das pequenas indústrias de leite do Estado do Rio Grande do Sul de ampliarem seus conhecimentos nas áreas legislativas, fiscais, tecnológicas, mercadológicas e políticas. Também tem o objetivo de juntar forças para diversos pleitos do dia a dia das indústrias.