Mais idoso com Síndrome de Down do Brasil

Com 74 anos, um mês e 23 dias, Valdi José dos Santos quebra recorde brasileiro

03/07/2019
26420 Acessos
Imprimir
Mais idoso com Síndrome de Down do Brasil
Valdi José dos Santos bate recorde por ser o Mais idoso do Brasil com Síndrome de Down / Foto: Arquivo recordista
Valdi José dos Santos entra para o RankBrasil em 2019 pela superação do recorde de Mais idoso com Síndrome de Down do país. Natural de Ibirapoã (BA), o recordista nasceu em 6 de maio de 1945 e no dia 26 de junho de 2019, quando o título brasileiro foi oficializado, ele completou 74 anos, um mês e 23 dias.

Desde o ano de 1982 Valdi mora na cidade de Altamira (PA), com seu irmão Nativo José dos Santos e sua cunhada Alexandrina Souza dos Santos. Depois que seu pai Jonas teve um AVC (Acidente Vascular Cerebral), eles se dispuseram a cuidar dele.

Alexandrina, que é a cuidadora do recordista, comenta que Valdi não tem problemas de saúde, mas procura manter uma alimentação regulada. O que ele mais gosta de fazer é dançar e brincar de bola. “Ele se considera uma pessoa feliz. É alegre, divertido e querido por todos”, conta.

De acordo com a cunhada de Valdi, o recorde junto ao RankBrasil é muito gratificante. “Este título brasileiro mostra uma superação de idade, graças a Deus estando com uma boa saúde”.

Segundo ela, a sociedade mudou a maneira de enxergar a pessoa com Síndrome de Down. “Onde a gente mora o Valdi é sempre incluído. Não há exclusão por ele possuir esta síndrome”, afirma.


Recorde superado
ano nome idade
2010 Raimundo Cardoso de Almeida 66 anos
2013 Adão Rodrigues da Silva (já falecido) 70 anos
2018 João Batista Rezende 70 anos, três meses e três dias