Primeira mulher eleita governadora pelo voto popular

Escolhida pelo povo para comandar o Maranhão em 1994, recordista já está no seu terceiro mandato no mesmo Estado

27/02/2013
9774 Acessos
Imprimir
Primeira mulher eleita governadora pelo voto popular
Roseana foi escolhida pelo povo para comandar o Maranhão em 1994 - Imagem: divulgação
Roseana Sarney, que é filiada ao PMDB, entra para o RankBrasil em 2013 por ter sido a Primeira mulher eleita governadora no país pelo voto popular.

Escolhida pelo povo para comandar o Maranhão em 1994, ela está atualmente no seu terceiro mandato no mesmo Estado.

Filha do ex-presidente da República, José Sarney, em 1998 a recordista conquistou pela segunda vez o cargo, tornando-se também a primeira mulher a ser reeleita governadora no Brasil.

Em 2009, com o afastamento do governador Jackson Lago, Roseana assumiu de novo o Governo do Maranhão, por ter sido a candidata mais votada depois dele. Em 2010, foi novamente reeleita para exercer a função por mais quatro anos.

Em sua trajetória política, em 2002, venceu as eleições para o Senado. Antes disto, em 1990, ela foi a deputada federal mais votada do Maranhão. Entre 1985 e 1990, Roseana atuou como assessora parlamentar do Gabinete Civil da Presidência da República.

Diretas Já e impeachment de Collor
A recordista também foi assessora política na campanha das Diretas Já, da Aliança Democrática, que culminou com a eleição de Tancredo Neves e José Sarney para presidente e vice, marcando o fim da ditadura militar no país. Em 1992, ainda liderou a bancada dos deputados para atrair votos dos indecisos, o que levaria ao impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello.

Carreira
Roseana nasceu em São Luís – MA, em 1° de junho de 1953. É socióloga pela Universidade de Brasília (UnB) e fez mestrado em Ciência Política na Suíça. De volta ao Brasil, trabalhou durante cinco anos na Novacap – empresa que construiu Brasília – e no Instituto de Planejamento Econômico e Social (Ipea), uma fundação do Governo Federal.

Primeira a assumir o governo de um Estado
Embora Roseana Sarney tenha o título de Primeira mulher eleita governadora pelo voto popular, a primeira a assumir o governo de um Estado no Brasil foi Iolanda Ferreira Lima Fleming. Eleita vice-governadora do Acre em 1982, ela assumiu o governo entre 1986 e 1987, quando o então governador Nabor Júnior saiu para disputar o Senado.


Fontes: Portal Brasil, Folha UOL e Wikipédia
Redação: Fátima Pires