Maior desfile de microtratores

Com a participação de 56 máquinas, cidade de Rancho Queimado (SC) conquista recorde brasileiro durante a 22ª Festa do Morango de Taquaras

01/12/2013
5559 Acessos
Imprimir
Maior desfile de microtratores
A Associação Comunitária do Distrito de Taquaras e os produtores de Rancho Queimado (SC) entram para o RankBrasil em 2013 com o Maior desfile de microtratores do país. O desafio aconteceu durante a 22ª Festa do Morango e contou com a participação de 56 máquinas.

Os fiscais do RankBrasil, Iolete Cadari e Luciano Cadari estiveram no local para a certificação do recorde. Realizado em 1º de dezembro, o desfile começou em frente à Escola Estadual Roberto Schütz e seguiu até o Parque do Morango, palco da comemoração.

Para Maria Helena Teixeira Diniz, membro do Conselho Comunitário da Associação Comunitária do Distrito de Taquaras, a conquista do recorde é um incentivo aos produtores. “Estamos bem felizes. Este feito é um passo a mais para colocar Rancho Queimado, Taquaras e a festa no cenário nacional”.

Ainda segundo ela, o título demonstra que a comunidade pode realizar conquistas inimagináveis. “É uma forma também de mostrar que se você assumir e acreditar em um desafio, é possível realizar coisas grandes mesmo em uma população pequena”.

Conforme a Associação, os microtratores simbolizam a substituição dos cavalos pelas máquinas agrícolas. Um marco no tempo e história da região, que no final dos anos 80, passou por momentos difíceis na agricultura e só com o morango conseguiu chegar ao cenário atual positivo para os produtores.

Segundo Maria Angélica Koester Käufer, Presidente da Comissão Diretora da Associação Comunitária do Distrito de Taquaras, os produtores estão animados para o desfile do ano que vem. “Foi uma festa maravilhosa. Uma realização que motivou a comunidade para tentar superar este recorde no próximo ano. Ficamos muito felizes com o envolvimento das pessoas que abraçaram o desafio com a gente e trouxeram os microtratores”.



Valorização da cultura
De acordo com dados da Prefeitura de Rancho Queimado (SC), cerca de 2,5 mil toneladas de morango são produzidas todos os anos no município, que possui o título de Capital Catarinense do Morango por meio de uma lei criada pelo deputado César Souza em 2001. Ainda conforme a Associação, a festividade surgiu com o objetivo de evitar o êxodo na região e após 22 edições, é uma celebração que comemora a produção da fruta e valoriza a cultura local.

Para Maria Helena, o apoio dos moradores é outra característica do evento que atrai cerca de 10 mil pessoas por dia. “A festa é toda feita pela comunidade, estão todos envolvidos. Não só no desfile, mas em todos os trabalhos nos bastidores, é tudo voluntário. Quem não está no festival, está em casa colhendo morango ou preparando o churrasco que será servido na comemoração”.

Durante a Festa do Morango, que acontece desde 1992, todos os produtos vendidos são feitos na cidade para valorizar o agricultor regional. O apego à cultura local é muito forte no pequeno município que possui uma população de 2.748 habitantes, segundo dados do Censo 2010.

Segundo ela, também é possível perceber este apreço nos detalhes da decoração, nas receitas culinárias e trajes típicos durante a festividade. “Preparar um figurino especial para o evento mais aguardado do ano já virou tradição. As vestimentas refletem as influências do município colonizado por alemães e que foi caminho para os tropeiros”.

Redação: RankBrasil

Confira a galeria de imagens:


Algumas citações na mídia:
G1 Santa Catarina
BBC News
News Rondônia
Tudo Sobre Floripa
Nova Fm