Maior produção de arroz irrigado por hectare

A cidade de Agronômica - SC foi certificada pelo auditor do RankBrasil, Luciano Cadari, em entrega solene pelo recorde

14/10/2003
10191 Acessos
Imprimir
Maior produção de arroz irrigado por hectare
Agronômica - SC conquistou em outubro de 2003 o recorde de Maior produção de arroz irrigado por hectare. Luciano Cadari, auditor do RankBrasil, esteve na cidade em 12 de março de 2004, fazendo a entrega solene da certificação

Estiveram presentes o prefeito José Angelo Melini e políticos da região, além dos colaboradores rizicultores de Agronômica, SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul), EPAGRI - CIDASC, CRAVIL - AFUBRA, EAFRS (Escola Agronômica Federal de Rio do Sul) e CTG - Tropilha de Lei.

A cidade tem uma produção anual de 220 sacas de arroz por hectare, sendo que a média nacional é de 50 sc/hectare. No ano de 2002, o município conseguiu superar esta marca, produzindo 238 sacas de 50 kg por hectare, o que significa 11,9 toneladas de arroz.

A produção é feita em 360 hectares de cultivo, divididos em 54 propriedades rurais, cerca de 10 a 15 hectares para cada família. Todos estes números foram calculados pelos alunos da Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul, acompanhados pelo técnicos da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina).

Ainda segundo dados da Epagri, a cidade também se orgulha do título de campeã mundial em produtividade de arroz, isto porque a média de produção mundial é de 76 sc/hectare.

A fertilidade do solo, condições climáticas favoráveis e sementes selecionadas são alguns dos fatores que fazem a cidade possuir este recorde. Mas não é apenas isto: o capricho e a dedicação dos agricultores também são fatores para esta grande produção de arroz.

Mesmo com números favoráveis em cultivo de outros produtos, a produção de arroz é o maior orgulho da cidade. “A rizicultura é para Agronômica, assim como a seleção brasileira é para o Brasil”, diz Ivo Testoni, chefe de gabinete da prefeitura de Agronômica.

É para celebrar este orgulho, que desde o ano 2000 acontece a Ferroz – Festa do Arroz. O evento é realizado nos anos que terminam em números pares, para comemorar a grande produção de arroz.


Redação: RankBrasil
Revisão: Fátima Pires