Primeiro brasileiro tricampeão olímpico

Técnico já conquistou três medalhas de ouro em Olimpíadas, comandando as seleções brasileiras de vôlei, no feminino e masculino

26/01/2013
4548 Acessos
Imprimir
Primeiro brasileiro tricampeão olímpico
Título inédito para o país veio nas Olimpíadas de Londres - Imagem: Federação Internacional de Voleibol
José Roberto Lages Guimarães, mais conhecido como Zé Roberto, entra para o RankBrasil por ser o Primeiro brasileiro tricampeão olímpico.

O título inédito para o país veio como técnico da Seleção Brasileira de Vôlei Feminino, nas Olimpíadas de Londres, na Inglaterra, em 2012.

Sua primeira conquista foi nos Jogos de Barcelona, na Espanha, em 1992, com a seleção masculina. O segundo ouro foi obtido com o próprio grupo feminino, nas Olimpíadas de Pequim, na China, no ano de 2008.

Além de ser o maior vencedor olímpico de todos os tempos do esporte nacional, Zé Roberto é considerado legendário pela Federação Internacional de Voleibol, por ser o único técnico do mundo campeão olímpico com seleções de ambos os sexos.

Das cinco edições olímpicas das quais participou como treinador, ele só não conquistou medalhas em duas: no quinto lugar com os homens em Atlanta, nos EUA, em 1996, e na quarta posição com as mulheres em Atenas, na Grécia, em 2004. Ainda disputou as Olimpíadas de Montreal, em 1976, mas como atleta.

Carreira
Zé Roberto nasceu em Quintana, no interior paulista, em 31 de julho de 1954. Ele começou sua carreira atuando como professor de Educação Física e é técnico desde 1989. Em 1991 foi convidado a assumir a seleção masculina e em 2003 passou a comandar o time feminino.

Promessa
Religioso, para a conquista do ouro em Londres, o técnico prometeu completar um trecho do caminho de Santiago de Compostela (itinerário espiritual na Europa), juntamente com a esposa, repetindo o que já fez em 2008, quando obteve o título em Pequim.

Prêmio Brasil Olímpico 2012
José Roberto Guimarães foi escolhido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) como o melhor técnico de 2012 de esporte coletivo, recebendo troféu durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, que é a principal premiação do esporte no país. O treinador também foi eleito melhor técnico em 2008.


Fontes: UOL Olimpíadas, Estadão, Globo Esporte e Comitê Olímpico Brasileiro
Redação: Fátima Pires