O RankBrasil homologou em 2008 a canção ´Garota de Ipanema´, pelo recorde de Música brasileira mais tocada na história. No mundo fica atrás apenas de ´Yesterday´, dos Beatles.A música recordista conta com mais de 170 gravações em várias línguas e interpretadas por diferentes cantores, entre eles, uma versão em inglês, pelo renomado Frank Sinatra.
Composta em 1962, a canção é uma criação de dois grandes nomes da música brasileira: Antonio Carlos Jobim, mais conhecido como Tom Jobim e o poeta Vinicius de Moraes, em um dos muitos encontros realizados no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro - RJ.Para a composição, os artistas tiveram como musa inspiradora uma garota de 14 anos, chamada Heloísa Pinheiro. A adolescente encantava os poetas todas as vezes que passava em frente ao bar Veloso, atualmente bar Garota de Ipanema, “num doce balanço a caminho do mar”.
´Garota de Ipanema´ é um dos maiores sucessos da Bossa Nova, ritmo que surgiu como um exercício musical, inspirada pelo Samba. A Bossa Nova adaptou o ritmo super brasileiro, deixando-o mais suave.O novo ritmo foi criado por um grupo de moças e rapazes de classe média alta, com idade média de 20 anos, que se reuniam na casa do poeta Vinicius de Moraes e da cantora Nara Leão, para improvisar o que eles chamavam de ´samba sessions´.
Bossa Nova
>O termo Bossa Nova surgiu a partir de uma gíria da época. Quando algo era original, inteligente, bem-humorado, dizia-se que essa coisa era ´cheia de bossa´.
>Grandes nomes: Tom Jobim, Nara Leão, Vinicius de Moraes, Toquinho, João Bosco, João Gilberto.
>Foi a principal influência para um dos movimentos mais importantes da música brasileira: o Tropicalismo.
Redação: Raquel Susin
Revisão: Fátima Pires