Maior estância hidrotermal

A cidade de Caldas Novas - GO possui mais de 80 poços hidrotermais em atividade, com temperaturas entre 30°C a 57°C

09/05/2008
10929 Acessos
Imprimir
Maior estância hidrotermal
Caldas Novas, em Goiás, possui mais de 80 poços hidrotermais em atividade
O município de Caldas Novas - GO entra para o RankBrasil em 2008 por possuir a Maior estância hidrotermal do país e também do mundo. Isto significa que na cidade é possível encontrar o maior conjunto hoteleiro em um complexo balneário de águas termais.

De acordo com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, estância é todo o município que contem fontes naturais de água dotadas de altas qualidades terapêuticas e em quantidades suficientes para atenderem aos fins a que se destinam.

Em Caldas Novas podem ser encontrados mais de 80 poços em atividade, que bombeiam uma média de 1.200m³ de água por hora, com temperaturas entre 30°C a 57°C. Na alta temporada, a cidade chega a receber 500 mil turistas.

Outras estâncias hidrotermais
Outros lugares do mundo também apresentam estâncias hidrotermais, algumas com temperaturas superiores que as de Caldas Novas, mas todas estão em pequenas cidades, onde a exploração das águas é feita em escalas bem menores.

Existem outros municípios no Estado de Goiás que possuem fontes hidrotermais, como Itajá e Cachoeira Dourada. Em outros estados brasileiros também existe a ocorrência de águas termais, como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Bahia, Rio Grande do Norte e Tocantins.

Curiosidades
>As águas provenientes das camadas mais profundas do subsolo possuem sais minerais e gases, que pelas composições físico-químicas possuem propriedades terapêuticas.
>Quando bebidas da fonte por vários dias, funciona como lavagem do aparelho digestivo, sendo indicada para infecções e alergias.
>Estimula o metabolismo das glândulas endócrinas.
>Efeito sedativo sobre o sistema nervoso.

Indicada para tratamento
>Reumático
>Alérgico
>Gastrite
>Afecções da pele
>Artrite
>Nevralgias
>Nefrites e afecções articulares
>Abaixa a pressão arterial, especialmente na arterioscierose
>Melhora a digestão gástricas e duodenal
>Aumenta a vitalidade sexual
>Ação notável nas afecções do nervo simpático


Fontes: Ministério do Turismo e Governo do Estado de Goiás
Redação: Raquel Susin
Revisão: Fátima Pires